Por CBTM
Hugo Calderano e campeões Thiago Monteiro e Eric Jouti estão entre os mesatenistas da seleção; série Super terá mudanças em 2016
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14/1/2016
Após o grande ano de 2015, os brasileiros voltam a disputar o Circuito Mundial já no primeiro mês de 2016. Budapeste, na Hungria, e Berlin, na Alemanha, serão as duas primeiras sedes a receber os seis brasileiros que entrarão em ação: Lin Gui, Jessica Yamada, Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro e Eric Jouti.
O primeiro compromisso da seleção será em solo húngaro, na primeira etapa da temporada, que ocorre de 20 a 24 de janeiro, da série Major, a segunda mais importante do Circuito Mundial. E logo de cara, o Brasil terá dois campeões na disputa – Thiago, campeão do Aberto do Chile, e Eric, que levou o Aberto da Argentina, ambos em setembro do ano passado.
Thiago (123º colocado no ranking mundial) formará dupla com Cazuo (124º), reeditando a parceria quadrifinalista do Mundial de 2015. Além deles, a vice-campeã pan-americana Lin (126ª) formará a outra dupla brasileira com Jessica Yamada (202ª) em Budapeste.
Três dias após o fim do torneio, o Aberto da Alemanha, da série Super (mais importante do Circuito), chega a Berlin – onde Hugo Calderano (77º) será o representante da seleção - com algumas mudanças para este ano de 2016. Agora, tanto os torneios de duplas, como os torneios sub-21, só terão a disputa da chave principal, sem fase classificatória anterior.
Nas duplas, 16 parcerias (15 melhores do ranking e uma anfitriã) lutarão pelo título, com limite de duas por país; já no sub-21, 32 jogadores (31 melhores do ranking e um anfitrião), com limite de 6 jogadores por país, se enfrentarão.
A medida pode beneficiar as parcerias brasileiras que agora precisarão vencer menos partidas para avançar nos torneios, caso estejam qualificados. Além de Cazuo e Thiago, Calderano e Gustavo Tsuboi (44º) também marcaram seu nome na modalidade ao ficarem com o vice-campeonato de duplas do Aberto do Catar (Super), o melhor resultado das Américas na história do Circuito. Em Berlin, Calderano disputará somente o torneio individual, a partir do dia 27.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br