Notícia

Caçula do programa Fast Track, Raphael Moreira fará intercâmbio em Portugal

Por CBTM

31/08/2015 21h30


Estudante de Educação Física da USP, jovem aliará atividades acadêmicas e do tênis de mesa

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) –31/8/2015

Raphael Moreira não está brilhando na mesa, mas ainda tem muito a contribuir para o tênis de mesa brasileiro. Se Hugo Calderano, aos 19 anos, se aproxima do top 50 no ranking mundial, Moreira, aos 21, dará mais um passo para se tornar um técnico de alto nível - em Portugal, onde irá morar pelos próximos cinco meses.

Mesmo com a proximidade da formatura, o estudante do curso de bacharelado em Educação Física na Universidade de São Paulo (USP), não se importou e manteve o foco na grande experiência que poderia acumular com um período fora do país.

“Era meu último ano antes de me formar, mas abriu a oportunidade de intercâmbio acadêmico e me inscrevi, sempre tive vontade de morar um tempo fora. Paralelamente, abriu uma bolsa da própria faculdade, chamada bolsa mérito, em que seriam selecionados os melhores alunos, e eu fui pleiteado”, contou Raphael.

O jovem é o caçula do Programa Fast Track, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), para formação de técnicos de alto rendimento. Em dezembro de 2014, Moreira e outros dois treinadores tiveram a oportunidade de acompanhar o Mundial juvenil e a rotina do clube Shandong Luneng, ambos na China.

Na Ásia, Raphael e os colegas foram orientados pelo francês Michel Gadal, que comandou a modalidade em seu país na época de Jean-Philippe Gatien - campeão mundial e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992). E ao saber da oportunidade do “pupilo”, o consultor internacional da CBTM aprovou sem pensar duas vezes.

“A partir do momento que eu falei que ia, ele já me mandou email pedindo tudo que eu imaginava poder fazer, conhecer e aprender, e se mostrou aberto para eu visitá-lo na cidade dele, Montpellier, na França”, revelou Raphael, que também fez questão de destacar a importância de Gadal em todo o processo e o quanto a sua bagagem faz diferença.

“Na China deu pra ver o quanto ele conhece de tênis de mesa e o quanto ele é um bom professor. Às vezes, as pessoas não conseguem passar o conhecimento, apesar de saberem muito, mas ele é muito preocupado com o que vamos aprender. O Gadal não dá as informações mastigadas, sempre vem com uma pergunta, aí a gente fica quebrando a cabeça e geralmente dá a resposta errada (risos)”, contou o estudante.

Com a ida para Portugal sacramentada, Raphael teve ajuda de outro consultor da CBTM: o português Ricardo Faria. Com a ajuda dele e de Gadal, o brasileiro alternará as atividades na Universidade do Porto com visitas a diversos clubes na Europa, tendo contato inclusive com Pedro Rufino, que levou a seleção portuguesa ao título europeu e foi eleito, pela ITTF, o melhor técnico de 2014.

Durante sua estada, Raphael cumprirá um calendário de atividades relacionadas ao tênis de mesa e poderá acompanhar de perto grandes competições, como a Copa do Mundo masculina, na Suécia, em outubro, e as finais do Circuito Mundial 2015, que serão disputadas em Lisboa, em dezembro.

Além da parte profissional e acadêmica, Raphael não esconde que espera um crescimento pessoal do intercâmbio, apesar da “experiência” fora de casa. Nascido em Santos, desde que começou a cursar Educação Física na capital paulista, ele divide apartamento com outros universitários – bem diferente da mudança para outro continente.

“Já me acostumei a morar sozinho, mas todo fim de semana eu vou pra casa, então é a primeira vez que vou ficar fora dessa forma. Isso vai somar também e a viagem é um diferencial até por isso, por ter que enfrentar os problemas sozinho”, comentou o jovem.

Evolução pessoal, profissional e acadêmica - parece muito, mas ainda tem mais. A confirmação da ida para Portugal representou, para Raphael Moreira, a certeza de que havia feito a aposta certa: ele já havia desistido de um intercâmbio na Inglaterra por causa do tênis de mesa.

“Eu tinha, no ano passado, sido indicado pela USP para ir para a Inglaterra, mas acabei nem me inscrevendo para a bolsa para poder ir para a China, pelo programa Fast Track. Como eu sabia que teria outros compromissos, preferi não me inscrever, mas agora senti que dava pra conciliar, até pela ajuda do Ricardo Faria e do Gadal, então acho que vai ser bem interessante em termos de aprendizado”, analisou Raphael.

O santista embarca na primeira terça feira de setembro (8), rumo à cidade do Porto, onde permanece até o dia 14 de fevereiro. O intercâmbio ainda permite a renovação por mais seis meses.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?