Por CBTM
Brasileira tem grande atuação e demonstra força da seleção para a fase final da competição
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 23/7/2015
Caroline Kumahara provou mais uma vez nesta quinta-feira (23) que as brasileiras estão na briga por medalhas no torneio individual feminino dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. No encerramento da fase de grupos, a paulista de 19 anos teve uma grande atuação e derrotou a norte-americana Zheng Jiaqi, garantindo a liderança do Grupo E. Lin Gui e Ligia Silva também fecharam a primeira etapa invictas. Assim, todas as três avançaram diretamente às oitavas de final com 100% de aproveitamento.
O confronto aconteceu dois dias após Brasil e Estados Unidos fazerem a final por equipes. Na ocasião, em duelos muito equilibrados, as norte-americanas ficaram com o ouro ao vencerem por 3 jogos a 0.
Nesta quinta, Carol demonstrou sua força técnica e mental, especialmente nos momentos em que teve de suportar a pressão adversária. No fim, vitória brasileira por 4 sets a 3, parciais de 14/12, 6/11, 8/11, 13/11, 11/4, 5/11 e 11/7.
“Cada jogo é um jogo, não faz muita diferença se foi com os Estados Unidos a final. Mas é uma jogadora forte, então a vitória me dá confiança e também me deixa em uma situação melhor para o sorteio. Sinto que estou crescendo na competição. Consegui impor mais o meu jogo”, disse Carol, que destacou os pontos mais importantes para a vitória.
“Procurei sempre colocar pressão nela e abrir o jogo primeiro, para sempre atacar na frente. Ela é rápida e sabe onde colocar as bolas, criando dúvidas em mim quando atacava”, analisou.
Carol, 154ª colocada do ranking mundial, ganhou elogios do técnico Hugo Hoyama. Segundo ele, a vitória servirá de motivação para toda a equipe.
“Ela jogou muito bem, foi muito consistente do ponto de vista tático. Ela conseguir enervar a Jiaqi, que ficou muito pressionada, acabou errando. A Carol fez o que tinha de fazer. Essa vitória será importante para a fase final, para toda a equipe. Mostra que elas não são imbatíveis”, afirmou.
Cabeça de chave número três da competição, Lin Gui (129ª) fechou sua participação na primeira fase batendo a canadense Alicia Cote (582ª) por 4 a 0, parciais de 11/8, 11/3, 11/7 e 13/11. Líder do Grupo A, a brasileira já havia superado Angela Mori (396ª), do Peru, por 4 a 0, e Camila Arguelles (350ª), da Argentina, por 4 a 1.
“Estou com a cabeça mais calma para pensar no próximo passo. O individual será muito mais difícil do que a equipe. Estou focada no meu desempenho. Sem saber ainda quem vou enfrentar, não tenho como estudar as rivais, então vou analisar meu jogo, ver os pontos fracos a melhorar”, disse Lin Gui.
Ligia (178ª) garantiu a ponta do Grupo F derrotando com tranquilidade a mexicana Mercedes Madrid (561ª) em sets diretos (13/11, 12/10, 11/5 e 11/3). Nas duas primeiras rodadas, ela venceu a cubana Idalys Lovet (452ª) e a chilena Paulina Vega (263ª), ambas por 4 a 1.
“No grupo, não tem jogo fácil. E, num evento como esse, todas soltam o braço contra nós. Temos de tomar cuidado, mas o mais importante é que sabemos disso, não nos deixamos ser surpreendidas”, disse Ligia.
O sorteio das fases eliminatórias será realizado nesta sexta (24), quando também serão disputados os 32 avos e as oitavas de final. Quartas, semis e final estão programadas para sábado (25). A campeã garantirá vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br