Por CBTM
Paulista vence amazonense Mario Costa para levar o título no último dia de disputas em Manaus
Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Manaus (AM) – 12/4/2015
Henrique Narita (AOVC/Kenzen/Itu/Juventus-SP) teve de enfrentar neste domingo (12) uma animada torcida local para superar o amazonense Mario Costa (Associação Esportiva Lassalista-AM) e conquistar o título do Absoluto A masculino da segunda etapa da Copa Brasil 2015, realizada em Manaus (AM).
Narita saiu atrás na decisão, perdendo o primeiro set. No entanto, mesmo com o apoio da torcida ao rival, cresceu na partida e buscou a virada, fechando em 3 a 1, parciais de 10/12, 11/6, 11/7 e 11/6. Israel Barreto (APCEF Manaus-AM) e Afonso Júnior (Ypiranga Esporte Clube-RO) dividiram o bronze.
A pressão da torcida já havia sido um obstáculo para Narita na disputa do Rating A, em que caiu na semifinal diante do também amazonense Israel Barreto.
“Sabia que o único jeito de quebrar a torcida era pontuando, para não deixar eles apoiarem o Mario. Entrei muito concentrado, com uma estratégia clara do que deveria fazer. Fui mais concentrado do que nos outros dias, sabia que a torcida ia provocar”, afirmou o paulista, satisfeito com o seu desempenho.
“Venho treinando todo dia em três períodos, fazendo físico, fisioterapia e tudo mais. É gratificante saber que o trabalho está dando certo”, emendou.
Vice-campeão, Mario agradeceu o apoio dos torcedores presentes à Arena Amadeu Teixeira, mas lamentou o revés.
“A final foi boa, a torcida me empurrou, mas infelizmente não consegui jogar melhor, da forma que joguei a semifinal. Passei a noite estudando a forma como enfrentaria o Israel (Barreto) e venci. Na final, a parte física pesou”, disse.
Para Narita, o saque foi a chave da vitória na final deste domingo.
“Tentei amarrar bem o jogo, sacando de um jeito que conseguisse atacar a terceira bola. Ele estranhou meu saque. Nas outras vezes em que nos enfrentamos, eu sacava um pouco longo e ele conseguia me neutralizar. Dessa vez, foi o contrário. Pensei muito nessa partida”, explicou.
Seu próximo compromisso será o Campeonato Brasileiro individual e de duplas, que será disputado de 27 a 31 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).
“Nas duplas, vou jogar com meu amigo Rafael Shimizu, que é meu companheiro de treinos, agradeço muito a ele. Vou ver cada jogo que fiz aqui para tentar buscar meus erros e melhorar. Preciso procurar a melhor forma dos outros estranharem meu jogo, já que sou defensivo”, concluiu.
Mais campeões
Dhory Figueiredo (APCEF Manaus-AM) foi o campeão do Absoluto B ao bater na final o conterrâneo Luciano Miranda (Associação Esportiva Lassalista-AM) em sets diretos (11/7, 11/7 e 12/10). Tales Braga (Clube dos Diários-CE) e Rodnei Roberto (Kosmos Clube-SP) dividiram a terceira posição.
No Absoluto C, o pódio foi todo amazonense. O ouro ficou com Carlos Henrique Cavalcanti (Associação Esportiva Lassalista-AM), que venceu Rodrigo Matos (Adalberto Valle-AM) por 3 a 2, parciais de 11/6, 6/11, 11/5, 7/11 e 11/8. João Paulo Barroso e Erivaldo da Costa, ambos lassalistas, foram bronze.
O título da categoria Sênior foi para José Paulo Netto (Associação Esportiva Lassalista-AM). Na decisão, ele derrotou Vivaldo Júnior (Adalberto Valle-AM), de virada, por 3 a 2 (8/11, 11/2, 7/11, 11/9 e 11/7), garantindo o ouro. David Freitas (Associação Cearense de Tênis de Mesa-CE), atleta cadeirante da Classe 3 paralímpica, e Daniel Farias (Associação Esportiva Lassalista-AM) levaram o bronze.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br