Por CBTM
Brasileiro de 18 anos acredita em futuro vitorioso do Ochsenhausen
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 2/4/2015
Quando disputou sua primeira partida pela Liga Alemã, em setembro passado, Hugo Calderano já era medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, campeão do Aberto do Brasil e ex-número um do ranking mundial sub-18. No entanto, foi a mudança para a Europa que o fez se sentir de verdade no meio do tênis de mesa profissional. Após uma grande temporada de estreia pelo Liebherr Ochsenhausen, o carioca de 18 anos fez um balanço positivo do aprendizado e projetou um futuro vitorioso para sua equipe.
“Vir para Ochsenhausen significou entrar no mundo do tênis de mesa profissional. Apesar de sempre ter me dedicado bastante aos meus treinos, agora tenho uma responsabilidade maior com o time, a torcida, os patrocinadores”, afirmou Calderano, que destacou sua evolução física na Alemanha.
“Passei a treinar mais tempo e mais forte, além de ter uma equipe com preparador físico e fisioterapeuta acompanhando o time o tempo todo, o que ajudou a minha evolução na parte física também”, explicou.
Em seu primeiro ano, Calderano conquistou oito vitórias em 12 partidas. A mais marcante, segundo o próprio brasileiro, foi o 3 a 0 sobre o alemão Timo Boll, na única derrota do ex-líder do ranking mundial na liga.
“Joguei muito bem naquele dia e o resultado acabou me dando uma ‘fama’ na Alemanha”, contou.
Nesta temporada, o Ochsenhausen esteve até a penúltima rodada entre os quatro primeiros colocados, na zona de classificação para os playoffs. No entanto, acabou perdendo a vaga nas últimas duas partidas, terminando a competição em quinto.
A eliminação, no entanto, não abalou a confiança de Hugo para a próxima temporada. Pelo contrário: o brasileiro confia no potencial de sua equipe e a coloca entre as favoritas para brigar pelo título.
“Nossa equipe é muito equilibrada. Se conseguirmos fazer uma temporada sem grandes lesões e jogarmos bem os jogos decisivos, temos condições de disputar o título. Quero ajudar o Ochsenhausen a ser campeão da Bundesliga”, concluiu.
Calderano seguirá treinando na Alemanha com a seleção brasileira até seu próximo compromisso na temporada: o Campeonato Mundial individual, que será disputado de 26 de abril a 3 de maio, em Suzhou, na China.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br