Por CBTM
A primeira medalha de ouro do Campeonato Parapanamericano de Tênis de Mesa, que começou nessa quarta-feira, no BN Arena, em San José, capital da Costa Rica, é do Brasil. Mesmo com uma rodada de antecedência, Eziquiel Babes confirmou o favoritismo e já conquistou o título da Classe 4.
O representante da cidade de Guarapuava venceu as três partidas que disputou e não pode mais ser alcançado por seus adversários, pois nessa categoria a chave é única. Eziquiel venceu Ecildo Oliveira, por 3 a 0, depois superou Alexandre Ank, por 3 a 2, e terminou o dia derrotando o americano Doyle Harbaugh, por 3 a 0.
Nessa quinta-feira, Eziquiel entrará em ação apenas para cumprir tabela contra o atleta Gabriel Macal, de El Salvador, que é considerado o mais fraco desse grupo. Com duas vitórias, Alexandre Ank está muito perto de ficar com a prata e Ecildo Oliveira, também continua com chances de levar o bronze.
--- Estou muito satisfeito com a minha atuação, mas preciso manter a concentração até o final e entrar com respeito ao adversário --- afirmou.
A vida de Eziquiel começou a mudar quando tinha 24 anos e sofreu um acidente de carro, que o deixou paralisado da cintura para baixo, mas suas limitações não o impediram de sonhar e seguir em frente em busca de seus objetivos.
O Tênis de Mesa surgiu na vida dele em 2002, quando passou a treinar e disputar campeonatos. Depois de três anos, sagrou-se Campeão Brasileiro Paralímpico, em 2005, repetindo a façanha em 2006.
Ezequiel também conquistou a medalha de prata no Parapan de Mar Del Plata, em 2005, e ficou em terceiro lugar em uma das etapas do Campeonato Mundial disputado em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Em 2011, foi campeão dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara e esse ano conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro, disputado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.