Por CBTM
Foram 10 dias de muito esporte, cultura e educação. Mas, acima de tudo, um encontro de jovens de todos os cantos do país em torno dos valores positivos da prática esportiva.
Com a realização da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude em todos os tempos, que chegou ao fim no último final de semana na cidade de Belém (PA). Realizada pela primeira vez na Região Norte, a competição contou com a participação de cerca de 4.000 jovens talentos entre 15 e 17 anos na disputa de 13 modalidades, entre elas o Tênis de Mesa.
Para o diretor-geral dos Jogos, Edgar Hubner, o evento em Belém alcançou seus objetivos e demonstrou a força do esporte escolar nacional. --- Cada vez mais escolas e estudantes participam das etapas municipais e estaduais. Com isso, a tendência é que as fases nacionais sejam cada vez mais fortes. Em Belém, vimos talentos começarem a despontar no cenário esportivo, mas o mais importante é percebermos que estamos dando oportunidade para um número cada vez maior de jovens se inserirem socialmente através do esporte --- disse Edgar, Gerente de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 2005, os Jogos Escolares 2013 reuniram mais de seis mil participantes, entre atletas, treinadores, oficiais, voluntários, médicos, comitê organizador, etc. Ao todo, 1.251 escolas públicas e privadas representaram os 26 estados do país, mais o Distrito Federal e uma da cidade de Belém. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes e consolidam o evento como o maior do país.
Para o ano de 2014, já está definida que a cidade de Londrina, no Paraná, será a sede dos Jogos Escolares da Juventude, etapa para jovens com idade entre 12 e 14 anos. O evento para alunos de 15 a 17 anos ainda não tem local confirmado.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.