Por CBTM
O Tênis de Mesa brasileiro passa por uma fase de renovação. Com a aposentadoria de Hugo Hoyama da Seleção, a concorrência pela vaga aberta está cada vez mais acirrada. Nesse sábado, dois atletas da nova geração mostraram novamente que estão na briga para representar o país nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.
Hugo Calderano e Vitor Ishiy fizeram a final da II Copa Latina, que aconteceu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Um duelo de certa forma considerado inesperado, pois a competição teve a participação de jogadores mais experientes, como Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi, concorrentes diretos no sonho Olímpico.
Na partida decisiva, Hugo Calderano levou a melhor, por 4 a 1, com parciais de 11-7, 12-10, 11-13, 11-4, 11—7. Apesar da derrota, considerada normal pelos especialistas se levado em conta retrospecto dos confrontos, Vitor Ishiy não se abateu, afinal de contas tem muitos motivos para comemorar.
Além de entrar de vez no pelotão de elite do time adulto, o atual campeão Latino-americano Sub-21 superou na mesma competição Hugo Hoyama, maior astro da história da modalidade no país, na categoria Absoluto A da competição de Ranking, e Cazuo Matsumoto, atual nº 1 das Américas, na semifinal da Copa Latina.
Na primeira edição do evento, em Manaus, durante o Circuito Amazônico, Hugo Calderano perdeu o título para Cazuo Matsumoto. Meses depois, no Aberto do Brasil, se tornou o mais jovem atleta a conquistar uma etapa do Circuito Mundial, em Santos, superando outro jogador da Seleção, Gustavo Tsuboi.
Nesse sábado, Gustavo deu o troco na semifinal do Absoluto A, mas Hugo Calderano teve a chance de descontar na final da Copa Latina, que poderia ter sido uma reedição da final amazônica se Vitor Ishiy não tivesse surpreendido e vencido Cazuo.
--- Mais importante do que ter conquistado esses títulos foi ter conseguido vencer adversários que estão na minha frente no Ranking. Consegui provar para mim mesmo que estou evoluindo --- avaliou Hugo Calderano, agora bem mais a vontade durante as entrevistas, bem diferente daquele menino tímido do início da carreira.
No Desafio das Estrelas, depois de perder a final do Absoluto A para Lígia Silva, Caroline Kumahara não decepcionou e venceu Bruna Alexandre, integrante da Seleção Paralímpica, da Classe 10.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte. Outras notícias e resultados na página oficial do evento:
Outras notícias e resultados na página oficial do evento: http://www.cbtm.org.br/2910-a-03-de-novembro-de-2013.aspx