Por CBTM
O talento dos atletas do Amazonas no Tênis de Mesa é notável. Lígia Silva, Israel Barreto, Mário Costa e Amanda Marques são os nomes mais famosos de uma relação extensa de feras do esporte que continua crescendo.
Siddharta Almeida, 14 anos, é o mais novo integrante dessa lista e vem causando sensação. Nessa quinta-feira, ele conseguiu uma vitória sensacional sobre o atual líder do ranking nacional na categoria juvenil, Luan Loner.
O representante do Santa Cecília/LSTM/Saldanha da Gama, que ainda tem idade para competir no infantil, mas pôde se inscrever na competição juvenil porque o regulamento permite, aplicou um 3 a 0 incontestável, com parciais de 11-8, 11-7, 11-9.
O Governo de Manaus é, reconhecidamente, um grande parceiro do esporte e tem papel fundamental no desenvolvimento dos atletas do Amazonas, mas no caso de Siddharta isso só está sendo possível graças aos investimentos que o pai vem fazendo na carreira dele.
Siddharta vem evoluindo a cada temporada e conta com total apoio da família, que fez uma mudança radical de vida, trocando o calor manauara pela brisa praiana de Santos, outro grande centro da modalidade no país, onde vivem atletas como Humberto Manhani, Bruno Anjos, Danilo Toma, Lidney Castro, Emerson Maeda e a própria Lígia Silva, que também deixou Manaus cedo para se tornar um dos grandes nomes do Tênis de Mesa feminino de todos os tempos.
O pai Christian Almeida lembra que tudo começou após a primeira convocação para uma seletiva, em São Caetano. Siddharta não conseguiu a vaga, mas ganhou confiança para seguir em frente em busca de seus objetivos.
--- Estou muito feliz com esse resultado. Nem sabia que o Luan era o primeiro do Ranking juvenil. Entrei bem concentrado e consegui encaixar o meu jogo --- afirmou Siddharta, que já está nas quartas de final.
O atleta atribui a excelente fase ao trabalho realizado no Santa Cecília, onde treina sob o comando do técnico Guilherme Simões. A força do grupo, que conta com atletas como Isaac Zauli, Vitor Bibiano, Thomas Uno, entre outros, também tem sido fundamental para o seu desenvolvimento.
A competição continua nessa sexta-feira com as disputas do Ranking Olímpico, Paralímpico e Veteranos. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Outras notícias e resultados na página oficial do evento: