Por CBTM
O talento dos brasileiros tornou a temporada 2013 histórica, mas os investimentos que estão sendo feitos e o planejamento adequado também ajudaram Cazuo Matsumoto a se tornar o primeiro atleta Latino-Americano a conquistar uma etapa do Circuito Mundial na Europa, o Aberto da Espanha, e Hugo Calderano o mais jovem a ser campeão, em Santos.
Seguindo essa linha para o desenvolvimento, depois de participarem do Aberto do Brasil, há uma semana, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano seguiram para Ochsenhausen, na Alemanha, onde estão desde a última quinta-feira no moderno centro de treinamento do clube que leva o nome da cidade.
O clube é um dos mais importantes da Europa e tem uma equipe de alto nível formada pelo coreano Ryu Seung Min, o português Tiago Apolonia, o russo Kirili Skachkov e o inglês Liam Pitchford, mas a presença dos brasileiros despertou interesse e várias pessoas pararam o que estavam fazendo para acompanhá-los.
Cazuo, Gustavo e Hugo se preparam para o Aberto da República Tcheca, que será realizado em Olomouc, entre os dias 21 e 25 de agosto. Após um intenso período de atividades ao lado de jogadores de vários países, os três viajam nesse domingo para Viena, na Áustria, onde se encontrarão com Thiago Monteiro e o técnico português Ricardo Faria.
A equipe feminina também segue nesse domingo para Viena, partindo de São Paulo com as atletas Caroline Kumahara, Lígia Silva, Jessica Yamada e Lin Gui, sob o comando Hugo Hoyama. Depois dessa competição as meninas realizarão um treinamento no Japão, considerado de extrema importância para o desenvolvimento das brasileiras.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.