Por CBTM
Sede do Mundial de Esportes Aquáticos de 2013, o Parque Olímpico de Montjuic, em Barcelona (ESP), parece ser tudo aquilo que a organização da Rio-2016 gostaria que a cidade fosse após os Jogos. Instalações conservadas, acessíveis à população e rentáveis - uma vez que ainda recebem as principais competições esportivas do mundo. Tudo isso, mais de 20 anos depois de receber a Olimpíada de 1992.
O Mundial de Natação, por exemplo, é o segundo torneio deste calibre disputado neste ano na cidade. O Mundial de Handebol masculino, em janeiro, também foi jogado na arena multiuso do complexo, o Palau Sant Jordi, que neste domingo abriga o último dia de competições da natação.
--- O conceito do complexo de Montjuic foi baseado em uma característica essencial: o legal para a cidade. Como sabe, essas estruturas foram criadas ou renovadas para a Olimpíada de 1992, e desde então ainda continuam renovando a sua capacidade para receber eventos internacionais dos mais varios esportes - afirmou Júlio Maglione, presidente da Federação Internacional de Natação (Fina).
O uruguaio que comanda a Fina tem razão. A Copa do Mundo de basquete do ano que vem, por exemplo, terá no Palau Sant Jordi uma de sua sedes. O local também já recebeu um Mundial indoor de atletismo, em 1995, finais da Euroliga de basquete e decisões da Copa Davis de tênis. São doze competições de nível continental ou mundial desde a realização dos Jogos de 1992.
Mas nem só de esporte vive o complexo. Madonna, Frank Sinatra, Paul McCartney e Whitney Houston são alguns dos exemplos da extensa lista de cantores que já passaram pelos palcos do Montjuic.
Mesmo nos dias de grandes eventos, as pessoas também podem ser vistas usufruindo do legal deixado pelos Jogos Olímpicos. O campo de beisebol utilizado na Olimpíada, por exemplo, é aberto ao público diariamente, mesmo com o Mundial de Esportes Aquáticos acontecendo ao lado. O mesmo vale para estruturas montadas para outros esportes, como o hóquei sobre a grama.
As piscinas públicas, fechadas neste período pois estão sendo utilizadas para o Mundial, também são usadas pela população mediante ao pagamento de taxa. O único porém das instalações, de acordo com moradores, é a localização.
O Parque Olímpico foi construído sobre o Montjuic, uma montanha próxima ao Centro de Barcelona. Por causa do relevo, é de difícil acesso, já que os transportes públicos mais utilizados, como o metrô e o trem, não fazem o trajeto até o topo do monte.
Mas, a três anos dos Jogos Olímpicos, se o Rio de Janeiro ainda busca um espelho, pode tê-lo em Barcelona.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.