Notícia

Convênios melhoram estrutura e preparação do Tênis de Mesa

Por CBTM

13/06/2013 15h13


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) intensificou a preparação de atletas com o apoio recebido do Ministério do Esporte, por meio de convênios. Quatro projetos aprovados para este ano garantem repasses de R$ 9,1 milhões à confederação para aprimorar o treinamento das seleções que se preparam para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A preparação tem contratações de treinadores com experiência internacional, custeio de participação de atletas em competições internacionais, aquisição de equipamentos e estruturação dos centros de treinamento nas cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Santos para atletas olímpicos. Haverá mais dois centros para atletas paraolímpicos, um em Brasília, para atletas andantes, e um em Piracicaba, para cadeirantes.

Entre os técnicos estrangeiros contratados estão o francês Jean-René Mounie e o português Ricardo Farias, além de toda uma equipe técnica, com fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos e preparadores físicos. Os atletas olímpicos e paraolímpicos também têm assegurado pagamento de viagens para disputas de campeonatos e períodos de treinamento fora do país, o que propicia experiência internacional aos mesatenistas.

A seleção brasileira adulta está em um momento de intertemporada, com treinamentos semanais em São Caetano do Sul. No segundo semestre a equipe fará intercâmbio na Alemanha, em Ochsenhausen, enquanto as equipes infantil e juvenil estarão se preparando para o campeonato latino-americano, em Lima, no Peru, entre os dias 16 e 27 deste mês. O coordenador técnico da equipe olímpica, Lincon Yasuda, afirma que “os destaques desse período de treinamento têm sido os atletas jovens, como Hugo Calderano e Caroline Kumahara”.

Segundo Lincon, o bom desempenho da equipe adulta brasileira está credenciando o país para a elite do tênis de mesa mundial. “É a primeira vez que temos dois atletas entre os 100 melhores jogadores do mundo”. Cazuo Matsumoto ocupa a 51ª posição no ranking e Gustavo Tsuboi está no 75º lugar. Na Copa do Mundo por equipes realizada no final de março na China, Cazuo venceu o japonês Jun Mizutani, líder do ranking do Japão e número nove do mundo. Na mesma competição, Caroline Kumahara também conseguiu um resultado histórico ao vencer a japonesa Kasumi Ishikawa, igualmente número nove do mundo.

"A vitória de Caroline Kumahara e Cazuo Matsumoto é importantíssimas para o Brasil. São resultados que vão mostrar um caminho de possibilidades e confiança. O Cazuo alcançou um nível que ele nunca conseguiu atingir, teve determinação, aprendeu com seus erros no Kuwait, se recuperou em El Salvador e superou as expectativas na China", declarou o técnico Jean-René.

Em maio, os brasileiros disputaram o Campeonato Mundial da França. O técnico avaliou a participação dos atletas: “O balanço é bem positivo, tivemos sete jogadores, entre masculino e feminino, na chave principal, isso significa que nosso nível em geral está evoluindo, isso é muito bom”.

O coordenador técnico Lincon Yasuda também destaca a atuação da atleta paraolímpica Bruna Alexandre, de apenas 18 anos, afirmando que “temos uma preparação especial para ela, que treina tanto com a equipe olímpica quanto a paraolímpica e, apesar da pouca experiência internacional, já vem conquistando bons resultados”. No Campeonato Mundial Juvenil realizado na Índia em dezembro de 2012, a jovem catarinense era a única atleta com deficiência na seleção brasileira convencional.

Parceria de sucesso
O apoio do Ministério do Esporte ao tênis de mesa já trouxe resultados positivos para os atletas brasileiros. Em projeto aprovado em 2010, a CBTM recebeu R$ 1,4 milhão que permitiu contratação de treinadores e participação em campeonatos internacionais, o que melhorou a preparação da equipe nacional e possibilitou o envio de uma equipe completa para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e uma equipe com 14 mesatenistas aos Jogos Paraolímpicos de Londres. Foi um recorde em número de atletas.

A parceria ajudou a revelar talentos brasileiros, como a própria Bruna Alexandre, medalha de ouro na etapa da Eslováquia do Mundial da classe 10, ocorrida entre 21 e 26 de maio, e Hugo Calderano, de 16 anos, que liderou o ranking mundial sub-18 em 2012, sendo uma das maiores promessas do esporte nacional para os Jogos do Rio 2016. Recentemente, em maio, ele conquistou prata no Torneio Individual do Circuito Mundial Juvenil na Polônia.

Além disso, em 2011 o Ministério apoiou a confederação na realização de curso de arbitragem para diversas competições nacionais e continentais.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?