Por CBTM
De apenas um hobby para o topo de um ranking. Há seis anos, o que era brincadeira virou coisa séria na vida de Ian Almeida, de 19 anos. O atleta, morador de Volta Redonda, passou a se dedicar ao tênis de mesa, e hoje é o 1º colocado no ranking estadual na catergoria juventude, que reúne atletas de 19 a 21 anos.
Ele não se deixa perder com a batida rápida da bolinha, e enumera os benefícios da prática do esporte.
--- É um jogo dinâmico que facilita a rapidez de raciocínio. É preciso estar preparado, e antecipar a jogada do adversário para surpreendê-lo - explicou.
São dois títulos em quatro torneios disputados. Um dos segredos do sucesso é o convívio com o treinador Wellington Rodrigues, que o conhece desde a infância. Experiente, ele explica de que modo os treinamentos são conduzidos.
--- São desenvolvidas atividades técnicas e táticas. O Ian treina três vezes por semana, e dependendo do calendário de competições, montamos um cronograma específico - disse.
Apesar de apaixonado pelo esporte, Ian ainda é um atleta amador. Ele se formou em técnico de mecânica, e precisa encontrar tempo entre a rotina de treinamentos para correr atrás de um emprego. Enquanto planeja novas conquistas, Ian lamenta a falta de incentivo ao tênis de mesa.
--- O tênis de mesa ainda é pouco conhecido. Algumas pessoas o enxergam como diversão, o velho pingue-e-pongue. Ainda falta divulgação como modalidade esportiva - destacou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Globo.com