Por CBTM
No ano passado Isabela Soave (foto), 23 anos, treinava praticamente sozinha com Luana Katsumata, 13, nas mesas da Associação Nova Era de Bauru. As duas mesatenistas eram as únicas mulheres da equipe, que ainda buscava patrocínios e resultados. Mas hoje a situação é totalmente diferente.
A ponto de, por exemplo, serem as mulheres as donas dos principais resultados da equipe ao longo da temporada. Luana e Isabela ganharam a companhia de Isabela Cassemiro, 13, e Lívia Gomes, 21, esta última, aliás, com grande destaque, pois é líder do ranking absoluto feminino no país e provável integrante da seleção brasileira nas próximas competições internacionais.
Mas o destaque não é só ela. De jovem promessa, Luana Katsumata já se tornou uma das melhores atletas da equipe e está entre as cinco primeiras do ranking nacional tanto na categoria mirim quanto na infantil, por onde ela já compete.
--- No ano passado não tínhamos equipe feminina. Algumas estavam paradas e outras apenas treinavam. No masculino já demonstramos resultados e agora estamos no feminino também ---, comentou o coordenador Adílson Toledo.
As quatro serão responsáveis pela equipe bauruense nos Jogos Regionais que acontecerão em julho, em São Carlos. A equipe é grande favorita ao ouro justamente pela boa fase vivida pelas quatro atletas.
--- Isso é resultado de muito treino. Temos que comer bolinha mesmo. É bem melhor agora do que no ano passado. O Tênis de Mesa feminino é bem diferente do masculino. Facilita ter mais mulheres para treinar --- confirmou.
É diferente mesmo. Só na última Copa Brasil, em Maceió, a equipe conquistou sete medalhas, sendo seis para todas as mulheres. Com a boa fase delas, a tendência é aumentar o número de praticantes entre as mulheres.
Até porque a Associação Nova Era já conta com o projeto Primeiro Saque, que ensina Tênis de Mesa gratuitamente para crianças, idosos e deficientes.
--- Aqui é um lugar muito bom. A estrutura que temos aqui não tem em lugar nenhum no país --- comentou Lívia, que também compete pelo clube de Itajaí, de Santa Catarina.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.