Por CBTM
Depois de ficar três meses e meio afastado das mesas, em decorrência de uma cirurgia no quadril, Hugo Calderano disputou seu primeiro campeonato, o Sul-Americano Infantil-Juvenil 2103, realizado em Rosário, na Argentina.
Hugo sofreu um estiramento na região do quadril em 2008 jogando vôlei, mas só conseguiram descobrir no final do ano passado, quando as dores começaram a se intensificar. Hugo jogou o Mundial da Índia no começo deste ano, e depois foi submetido a cirurgia.
--- Quando voltei foi difícil, só que agora acho que estou conseguindo chegar ao nível que eu estava antes de parar. --- avalia o atleta. Segundo Hugo o corpo começou a responder, e agora precisa pegar mais ritmo de jogo, para isso o brasileiro continua fazendo trabalho físico, e ainda esta fazendo um trabalho focado de fortalecimento da musculatura para não sentir mais dores.
Sobre o Campeonato Sul-Americano Calderano diz ser bem diferente dos treinos, --- Acho que consegui me sair bem, fiquei um pouco inseguro no primeiro jogo, mas acho que é normal, fiz a minha parte, joguei 4 jogos e ganhei os 4, mas ainda é pouco, vamos ver como me saio no Mundial na frança. --- comenta o mesatenista.
Hugo finaliza dizendo que seu objetivo é treinar o máximo que puder e chegar o mais longe que conseguir, --- Vou treinar forte, quero conseguir uma boa colocação no ranking e disputar as olimpíadas. --- planeja sem esquecer dos agradecimentos, --- Queria agradecer a minha família e aos meus técnicos que me deram sempre apoio principalmente nessa fase.---
Para o Técnico Guilherme Simões, Hugo voltou bem, mas ainda não esta 100%, mas cumpriu seu objetivo aqui no Sul-Americano. Ele foi muito importante para a vitória Brasileira no torneio por equipes. --- avalia o técnico.
Hugo Calderano veio á Rosário somente para jogar o torneio por equipes, retornou ao Brasil na quarta-feira, dia 1 de maio, para o treinamento focado no Mundial da França.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.