Por CBTM
Fernando Moleda, o arbitro geral do Campeonato Sul-Americano Infantil-Juvenil 2013, que acontece em Rosário, na Argentina, falou hoje, dia 3 de maio, sobre sua paixão em arbitrar Campeonatos de Tênis de Mesa. O arbitro já é bastante conhecido pelos brasileiros e já trabalhou em diversos eventos organizados pela CBTM.
O uruguaio Fernando Moleda, também conhecido como Nacho, mora há quase dois anos em Santa Catarina, na cidade de Chapecó, já arbitra há cinco anos e exerce a função de arbitro geral há dois.
--- Ao longo desse tempo consegui conquistar o respeito e amizade dos técnicos e jogadores e isso é muito importante em nossa profissão. --- comenta Moleda.
O trabalho como arbitro não é fácil, principalmente para Fernando Moleda que por ser arbitro internacional vive viajando e acaba ficando muito longe de casa. --- É complicado, fico longe da minha família, levanto às 7 da manhã todos os dias, mas no final, amo fazer o que eu faço. Às vezes a remuneração não compensa, mas tenho que fazer minha carreira, gasto agora para conseguir atingir meus objetivos, quem sabe arbitrar em uma olimpíada? ---, completa o arbitro.
Segundo Fernando Moleda , para ser um bom arbitro de Tênis de Mesa é preciso ter muita concentração, estar 100% ligado no jogo para não perder nenhum lance , é preciso ter foco e principalmente ser imparcial. --- e ainda completa, --- A nossa profissão tem que ser como hobby, uma diversão, uma verdadeira paixão, comenta Moleda.
Sobre arbitrar um campeonato Infantil-Juvenil, Moleda diz ser mais difícil porque os adolescentes são mais complicados, segundo o arbitro geral, eles acham que estão sempre com a razão e acham que sabem mais do qualquer um. --- Respeito e amizade se conquistam e eu sei que conquistei, sempre é mais difícil, mas devemos ser justos. --- finaliza o uruguaio.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.