Por CBTM
O esporte é uma das ferramentas que servem para promover integração e inclusão social. Em Pindamonhangaba, no bairro Cidade Nova, 1.000 alunos, entre 7 e 17 anos, participam do Programa Segundo Tempo, de acordo com as informações da coordenação pedagógica. Este trabalho é resultado de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Pindamonhangaba.
No último sábado (23), cerca de 350 alunos participaram do exame médico para dar continuidade à prática esportiva. Márcia Cristina Leonel, mãe de Lucas Augusto Leonel, diz que o programa é muito bom, porque tira as crianças da rua e ocupa a mente deles, pois, hoje em dia há crianças de 10 e 12 anos que já estão se envolvendo com drogas.
--- O exame médico é bom para ver se eles têm alguma coisa, a prefeitura está de parabéns.
Maria Aparecida Delfino Correia, mãe de Thiago Correia, revela que levou o filho para fazer o exame e muito bom, para ver que ele está apto a entrar na piscina com as outras crianças, porque sem o exame não tem como saber o estado da criança. "Ele fazendo o exame me sinto mais segura e acredito que as outras mães também. Dou nota dez para esse programa, porque está sendo muito bom para ele, porque é especial, parabenizo a prefeitura", finaliza Maria.
Vagas abertas
O programa está com vagas abertas e os interessados devem procurar a secretaria do ginásio, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. É preciso levar cópia do RG ou certidão de nascimento e duas fotos.
De acordo com a coordenação pedagógica do programa, esta foi a segunda etapa de exames. O aluno matriculado recebe camiseta, short e touca de natação. Cada um participa de três modalidades, sendo a natação o 'carro chefe', entre as demais eles podem escolher entre futsal, futebol, handebol, xadrez, tênis de mesa e capoeira, são duas horas de treino a cada dia, e três vezes por semana.