Notícia

CBTM divulga regulamento da temporada 2013 com algumas mudanças

Por CBTM

01/02/2013 18h46


A liderança de eventos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa divulgou o calendário de eventos para a temporada 2013 e o regulamento das competições sofreu algumas mudanças, a principal delas sugerida pelo Consultor francês Michel Gadal.

Assim como acontece em vários países da Europa e nos eventos de algumas Federações, os atletas Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil poderão se inscrever em uma categoria acima, algo considerado extremamente positivo.

Segundo o especialista Nelson Machado, responsável pelo projeto de Detecção de Talentos, um dos mais importantes da CBTM, essa mudança será benéfica para os meninos e meninas que estão na fase de desenvolvimento.

--- Os atletas mais jovens terão a oportunidade de enfrentar jogadores mais experientes e isso com certeza vai ajudar no desenvolvimento deles. Todos entrarão em ação mais vezes e farão mais jogos de alto nível --- afirmou Nelson Machado.

No novo regulamento foram atualizadas as faixas etárias das categorias e os dias de competição da Copa Brasil. Além disso, foi modificada a pontuação de entrada nos Ratings para um melhor nivelamento dos atletas nas competições.

Também foi atualizado o critério para validação das competições estaduais e regionais autorizadas pela CBTM, que serão publicadas em novas Notas Oficiais em breve.

Entre outras alterações foi definido que, a partir da temporada 2013, válido para a temporada de 2014, o atleta que não participar de nenhum evento oficial dentro de uma temporada terá descontado 10% de seus pontos no Rating,

O objetivo é melhorar o nivelamento das categorias, incluído a Copa Latina de Tênis de Mesa,  antiga Rei Ibero Americano.

Clique aqui e leia o regulamento!

 

CBTM: Qual é a importância dessa mudança para os atletas?

Nelson: Os atletas destas categorias terão a oportunidade em jogar mais jogos de qualidade, o que é fundamental para elevar o nível técnico dos mesmos, dos clubes e do Tênis de Mesa brasileiro.

CBTM: Assim como acontece na França?

Nelson: Sim. Hoje a França possui um modelo nacional de Tênis de Mesa muito bem definido e unificado. Desde Baby-Ping, Detecção de Talentos, eventos neste formato possibilitando suas jovens promessas jogar mais jogos de alto nível, treinamentos pelos Centros de Formação, até chegar ao Centro Nacional no INSEP em Paris.

CBTM: Quais são os países que já fazem isso?

Nelson: A França já faz isso em suas competições individuais. Mas sei que vários países europeus tem outros tipos de formatos que possibilitam que os atletas mais jovens possam jogar com os mais velhos, como por exemplo no sistema por equipes da Liga Europeia de Clubes.

CBTM: O que esperar dessa mudança a curto prazo?

Nelson: Todas as mudanças visando o alto rendimento, para termos resultados desejados temos que ter um tempo maior. Por isso tempos que testar este formato nesta temporada e termos o feedback de todos (atletas, clubes, treinadores, comissão técnica da CBTM) para termos uma avaliação mais completa.

CBTM: Quem são os maiores beneficiados?

Nelson: Os maiores beneficiados são os atletas que aumentarão seu nível técnico, clubes brasileiros, que terão seus atletas mais valorizados no mercado e o Tênis de Altar do país, que a longo prazo terá uma quantidade maior de atletas com um alto nível técnico. Acredito que a CBTM está no caminho certo com esta medida e com os programas já implantados como a Detecção Nacional de Talentos, Programa de Talentos ITTF Hopes, Treinamentos das Detecções, das Seleções Brasileiras de Menores, Seleção Principal, participação de eventos internacionais desde a base até os adultos, com esta continuidade, estamos caminhando a passos largos para entrarmos na primeira divisão masculina e feminina, com uma grande estrutura e com direito e permanecer em definitivo.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?