Por CBTM
A partir de 2013, a Federação Sergipana de Tênis de Mesa de Sergipe (FTM/SE) passará a contar com o Tribunal de Justiça Desportivo (TJD). A definição foi acertada em reunião com a diretoria da entidade, e o prazo de indicações de representantes dos clubes se encerra no dia 10 de fevereiro.
De acordo com Guido Borges, presidente da Federação, o Tribunal tem o objetivo de resguardar o direito do atleta. --- Caso algum atleta se sinta lesado, o TJD pode oferecer amparo. Além disso, é obrigação do tribunal mostrar noções de responsabilidade e disciplina no comportamento não só dos atletas, como também daqueles que gerenciam ---, afirma.
Atualmente, a Federação conta com uma Comissão Disciplinar responsável pela análise de possíveis conflitos.
O presidente explica a necessidade da implantação do órgão. --- O bom gestor deve antever os problemas. Ainda não tivemos nenhum caso em que foi preciso a intervenção jurídica, mas já que o crescimento técnico e quantitativo do Tênis de Mesa tem sido grande em Sergipe, o crescimento administrativo tem que ser proporcional ---, diz.
Balanço
Para Guido, 2012 foi um ano positivo para o Tênis de Mesa no Estado. ---Tivemos um avanço no número de pessoas novas, no número de mesas e também na participação nas competições. Na 5ª etapa do Campeonato Sergipano, tivemos 130 atletas presentes, o que em relação ao ano passado é um crescimento considerável ---, afirma.
Inscrições
O TJD será composto por nove membros, dentre os quais dois representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE). Os clubes filiados à Federação poderão inscrever representantes com mais de 21 anos, que morem em Aracaju e que tenham conhecimento técnico sobre o esporte. Os nomes escolhidos deverão ser divulgados até dia 28 de fevereiro.
As candidaturas deverão ser indicadas na sede da FTM-SE, localizada na rua vereador João Calasans, 452, bairro 13 de julho, ou encaminhados para o e-mail guidoprborges@hotmail.com