Presidente da Federação Mineira, Renato Belisário, observado pelos integrantes do projeto. Foto: Divulgação.
Por Fato&Ação Comunicação, com informações da Agência Minas
O tênis de mesa fará parte da ressocialização de diversos detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na manhã de quinta-feira (30), o (RMBH), foi lançado o projeto Mesas Solidárias, iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, em colaboração com a Federação Mineira de Tênis de Mesa Olímpico e Paralímpico (FMTM).
O projeto, materializado por meio de um acordo de cooperação técnica, visa a capacitação de indivíduos privados de liberdade em serralheria, marcenaria e pintura, culminando na produção inicial de mil mesas da modalidade. A capacitação envolve, neste momento, 16 participantes. Além de representar ação de humanização e treinamento para os indivíduos privados de liberdade, o projeto busca fomentar a prática esportiva do tênis de mesa.
A expectativa é de instalação dos dispositivos produzidos pelos presos em cerca de cem centros de treinamento público no interior do estado, beneficiando jovens e adultos.
Durante a cerimônia de lançamento, o presidente da FMTM, Renato Belisário, destacou a singularidade da ação: "Esse é um projeto único, que trará um ótimo resultado, tanto para o esporte quanto para o lado social". Já o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, enfatizou a contribuição valiosa da parceria para a política de reintegração social, beneficiando não apenas os detentos, mas também pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de Minas Gerais.