Por CBTM
Brasileiro se junta a Thiago Monteiro, garantido por antecipação. Hugo Calderano está perto da vaga
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 23/7/2015
Gustavo Tsuboi fechou invicto a fase de grupos do torneio individual dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Na noite desta quinta-feira (23), o brasileiro, cabeça de chave número um da competição, venceu a sua segunda partida no dia e assegurou a classificação para as oitavas de final.
Os brasileiros estão embalados pela conquista da medalha de ouro por equipes, há dois dias. Foi o sétimo título da seleção masculina, sendo o terceiro seguida.
Pela terceira rodada do Grupo A, Tsuboi (55º colocado do ranking mundial) bateu o canadense Marko Medjugorac por 4 sets a 0, parciais de 11/8, 11/8, 11/5 e 11/1. Mais cedo, já havia derrotado o norte-americano Kanak Jha (399º), de 15 anos, por 4 a 0. Na véspera, o triunfo havia sido sobre o equatoriano Geovanny Coello (454º): 4 a 1.
Tsuboi se juntou nas oitavas a Thiago Monteiro (141º). O cearense ainda não encerrou sua participação no Grupo D, mas já garantiu a vaga antecipadamente graças aos triunfos sobre o argentino Rodrigo Gilabert (324º) – 4 a 2, de virada – e diante do chileno Manuel Moya (440º), em sets diretos.
Thiago voltará à mesa nesta sexta-feira (24), às 11h (de Brasília), para enfrentar o peruano Johan Chávez (625º).
Hugo Calderano (76º) está com a classificação encaminhada. Depois de contar com a retirada do norte-americano Jimmy Butler (407º), o carioca de 19 anos derrotou nesta quinta o chileno Felipe Olivares (311º) por 4 a 0, assumindo a liderança do Grupo C.
Seu último compromisso na fase de grupos será diante do dominicano Isaac Vila (719º), na sexta, também às 11h.
No feminino, Lin Gui (129ª), Caroline Kumahara (154ª) e Ligia Silva (178ª) já avançaram às oitavas com 100% de aproveitamento.
Os sorteios das fases eliminatórias serão realizados nesta sexta, quando também serão disputados os 32 avos e as oitavas de final. Quartas, semis e finais estão programadas para sábado (25). Os campeões individuais garantirão vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br