Por CBTM
Sem perderem sequer uma partida, brasileiros batem Paraguai por 3 a 0 e ficam com o título em Toronto
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 21/7/2015
Com uma campanha impecável, a seleção masculina de tênis de mesa conquistou nesta terça-feira (22) seu sétimo título pan-americano por equipes. Em Toronto, no Canadá, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Thiago Monteiro venceram todos os cinco confrontos que tiveram, sem perderem sequer uma partida. Na final, 3 jogos a 0 sobre o Paraguai, em mais uma grande atuação dos brasileiros.
O Brasil encerrou sua participação nas disputas por equipes com um ouro e uma prata, esta conquistada pela seleção feminina. Mais cedo, Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva acabaram superadas na decisão pelos Estados Unidos por 3 a 0.
O ouro em Toronto se juntou aos outros seis anteriores por equipes, conquistados em 1983, 1987, 1991, 1995, 2007 e 2011. Os dois últimos, inclusive, tiveram a participação de Gustavo e Thiago. A seleção soma ainda um bronze, em 1999.
“A equipe brasileira entrou como favorita e as outras vieram com tudo. É uma pressão complicada, mas todos somos maduros e experientes. Conseguimos administrar isso, lutamos muito e conseguimos desenvolver um bom nível técnico”, avaliou Tsuboi.
Caçula da equipe, com 19 anos, Calderano reforçou a importância da conquista.
“Todos os sacrifícios que fazemos no dia a dia são por momentos como esse. Queria agradecer muito a torcida de todos, foi fundamental para nós”, disse.
Após conquistar sua sétima medalha em Pan-Americanos, Thiago fez questão de lembrar uma peça fundamental da seleção que não estava em Toronto.
“Quando penso nessa final, tenho um pensamento forte no Cazuo (Matsumoto). Ele ficou no Brasil, mas merecia estar aqui também. Infelizmente, o esporte tem dessas coisas. Quero dedicar essa medalha a ele, que é tão merecedor quanto nós”, disse Thiago sobre o companheiro de seleção e amigo, com quem alcançou as quartas de final de duplas do Mundial deste ano, na China.
Os brasileiros voltam agora suas atenções para as disputas individuais, que classificarão os campeões para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A fase de grupos terá início nesta quarta-feira (22).
O confronto
Na primeira partida da final, Calderano (76º) teve tranquilidade para controlar o jogo e derrotar Alejandro Toranzos (517º) por 3 sets a 0, parciais de 11/6, 11/4 e 11/6.
Thiago (141º) foi à mesa em seguida para enfrentar Marcelo Aguirre (241º). Após um início equilibrado, o cearense encaixou seu jogo e também fechou em 3 a 0 (12/10, 11/7 e 11/4).
Nas duplas, uma novidade: Tsuboi (55º) e Calderano, que no início do ano levaram juntos a prata no Aberto do Qatar. A parceria demonstrou que segue afinada e bateu Aguirre/Axel Gavilán (562º) em sets diretos (13/11, 12/10 e 11/5), garantindo o ouro para o Brasil.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br