Notícia

Pan 2015: Seleção feminina conquista prata histórica por equipes

Por CBTM

22/07/2015 00h29


Brasileiras lutam, mas acabam superadas pelas norte-americanas por 3 jogos a 0 em Toronto

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 21/7/2015

Se o título não veio, ao menos a história foi escrita: disputando pela primeira vez em uma final feminina de Jogos Pan-Americanos, a seleção brasileira levou a medalha de prata no torneio por equipes. Nesta terça-feira (21), em Toronto, no Canadá, Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva foram superadas na decisão pelos Estados Unidos por 3 jogos a 0.

Até então, os melhores resultados do Brasil nas disputas femininas do Pan eram os bronzes por equipes conquistados em Havana/1991 e Winnipeg/1999 – esta última, inclusive, contou com a participação de Ligia.

Após receber a medalha de prata no pódio, Lin Gui era a atleta mais emocionada. Em seu primeiro Pan, a brasileira valorizou a conquista e projetou resultados ainda melhores.

“Foi muito emocionante para mim. É o meu primeiro Pan. Vínhamos com essa expectativa de chegar à final e foi uma missão cumprida. Queríamos mais, mas sabíamos que teríamos rivais fortes pela frente. Foram detalhes que fizeram a diferença, mas sabemos o que precisamos corrigir”, disse.

Para Carol, que disputou pela segunda vez seguida o Pan, a medalha foi mais do que uma conquista pessoal.

“Desde que comecei a jogar profissionalmente, tinha muito na cabeça que queria fazer história com o tênis de mesa feminino. Não só por mim. Por todas as gerações passadas de muito muito potencial, mas que não tiveram as mesmas oportunidades de agora. Isso me dá muita força. Essa medalha foi um feito histórico, estou muito emocionada”, contou.

Até esta terça, Ligia era a única atleta da seleção que já havia subido ao pódio de um Pan.

“Em 1999, tinha 18 anos, nem sabia a grandeza de participar de um Pan. Hoje, é totalmente diferente. Olho para o banco e vejo o Hugo (Hoyama) nos apoiando. Temos muito apoio. O investimento faz muita diferença, nos dá muita tranquilidade”, afirmou.

As brasileiras voltam agora suas atenções para as disputas individuais, que classificarão os campeões masculino e feminino para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A fase de grupos terá início nesta quarta-feira (22).

 “A história foi feita, agora vamos trabalhar mais para pensar em novos horizontes. Hoje, essa prata precisa ser comemorada, é inédita. E, a partir de amanhã, vamos pensar no individual. Tenho confiança que elas podem trazer mais medalhas”, disse o técnico Hugo Hoyama, 15 vezes medalhista pan-americano.

O confronto

Lin Gui (129ª colocada do ranking mundial) e Zheng Jiaqi abriram o duelo com uma partida equilibrada. A brasileira saiu na frente, vencendo o primeiro set, mas a norte-americana acabou saindo vitoriosa por 3 a 1, parciais de 7/11, 11/9, 11/6 e 11/8.

Na sequência, Carol (154ª) fez um grande jogo contra a número um dos Estados Unidos, Lily Zhang (94ª). A brasileira demonstrou grande capacidade de reação quando esteve atrás no placar e chegou a ter um match point no quinto set, em que precisou recuperar uma desvantagem de quatro pontos. No entanto, foi superada por 3 a 2 (11/3, 7/11, 11/4, 5/11 e 12/10).

Nas duplas, Lin Gui e Ligia Silva (178ª) tiveram um bom começo, mas não resistiram a Zheng Jiaqi/Wu Yue. Apesar das parciais apertadas, a vitória e o título ficaram com as norte-americanas: 3 a 2 (12/10, 11/6 e 11/8).

Decisão masculina

Às 20h10 (de Brasília), a seleção masculina disputará a decisão por equipes masculina contra o Paraguai. Gustavo Tsuboi (55º), Hugo Calderano (76º) e Thiago Monteiro (141º) terão pela frente Marcelo Aguirre (241º), Alejandro Toranzos (517º) e Axel Gavilán (562º) em busca da sétima medalha de ouro para categoria.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?