Notícia

Comissão técnica aprova treinos de jovens brasileiros com a seleção francesa infantil

Por CBTM

19/05/2015 16h03


Bruna Takahashi, Leticia Nakada, Isaac Zauli e Rafael Torino se preparam para etapa polonesa do Circuito Mundial juvenil

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 19/5/2015

Serão apenas duas semanas, mas deixarão importantes lições para casa e para a mesa. Esta é a expectativa em torno do intercâmbio que Bruna Takahashi, Leticia Nakada, Isaac Zauli e Rafael Torino estão passando desde o último dia 11, quando se juntaram aos treinamentos da seleção francesa infantil, em Nantes.

Lá, os quatro brasileiros passam por dois intensos períodos de atividades com outros 12 atletas locais, acompanhados por três treinadores e preparador físico. À disposição, uma grande estrutura, que inclui 40 mesas, ginásio exclusivo, sparrings, escola e alimentação para os jovens talentos.

O nível dos treinamentos tem sido elevado. Para o técnico Hideo Yamamoto, que acompanhou a seleção até domingo (17), o impacto das duas semanas poderá ser muito importante para os brasileiros.

“O treino deles tem uma intensidade muito alta. Isso faz com que se aproximem da realidade de uma partida oficial. A mente e a forma como treinam é muito próxima de como jogam. Mesmo com uma carga excessiva, não perdem a concentração e a motivação”, explicou o treinador, apontado ainda os desafios de seus pupilos em Nantes.

“O mais importante era conseguir se adaptar e levar para o Brasil essa forma de treinar e jogar. Os franceses devolvem mais bolas do que o normal, praticamente não erram. Nessas duas semanas, os brasileiros terão um nível de regularidade muito maior e a mente muito mais forte. Além, claro, de treinar com parceiros, ritmos, bolas e efeitos diferentes”, completou.

O ritmo forte fez com que a comissão técnica brasileira optasse por diminuir o volume de atividades no fim de semana.

“Depois de cinco dias, eles estavam esgotados. Tivemos de diminuir um pouco a carga no fim de semana para que pudessem suportar a semana seguinte e chegar bem à Polônia. Mas isso é algo normal, até porque é a primeira vez que treinam com um grupo forte como esse. Está sendo muito válido”, avaliou o coordenador de seleções, Lincon Yasuda, que também esteve na França.

No início desta semana, Hideo deu lugar a Nelson Kusuoka, o Kazu, que acompanhará os brasileiros na reta final de atividades na França, assim como na disputa do Aberto da Polônia, etapa do Circuito Mundial juvenil que acontecerá de 27 a 31 deste mês.

A seleção teve um ótimo desempenho antes de embarcar para a França, na disputa do Aberto da Espanha. Bruna foi bronze individual tanto no juvenil quanto no infantil. Ao lado de Leticia e da portuguesa Patricia Maciel, levou ainda a prata juvenil por equipes. Rafael e o austríaco Maciej Kolodziejczyk também foram vice, mas nas duplas infantis.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?