Por CBTM
Cearense supera Alexandre Ank, que, assim como ele, está classificado para os Jogos de Toronto
Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Manaus (AM) – 11/4/2015
A disputa da Classe 4 na segunda etapa da Copa Brasil 2015, em Manaus (AM), teve neste sábado (11) uma “final parapanamericana”, entre dois atletas classificados para os Jogos de Toronto, no Canadá, em agosto. David Freitas (Associação Cearense de Tênis de Mesa-CE), que atua na Classe 3, derrotou Alexandre Ank (AABB Juiz de Fora-MG) por 3 sets a 0 (11/2, 11/6 e 11/2) e ficou com o título. O bronze ficou com Ecildo Oliveira (AABB Natal-RN) e Jean Carlo Padilha (FME Criciúma/Yasaka-SC).
MAIS SOBRE O PARALÍMPICO:
- Resultados completos de todas as classes
- Classificação dos grupos
“O nível da competição estava muito forte. O Ank é um atleta muito experiente, já tem Paralimpíada. Ele domina muito bem o pino, tanto que vem liderando o ranking, ganhou a seletiva parapanamericana. Tem sido sempre difícil enfrentá-lo”, afirmou o campeão.
Para David, a seleção brasileira chegará ao Parapan com força tanto na Classe 3 como na 4.
“Estamos muito focados. Na 3, a medalha tem tudo para ser decidida entre brasileiros, já que o Ezequiel Babes também vem forte. Eu tenho um calo argentino, que é o Gabriel Copa, sexto do mundo, mas vou focado para descontar o que ele fez comigo no Parapan de Guadalajara, em 2011”, afirmou o cearense, que contou com uma torcida especial em Manaus.
“Aqui é minha segunda casa. Minha esposa é manauara, então estou recebendo o apoio de muitos amigos e familiares. Isso conta muito”, disse.
David ainda segue na disputa da categoria Sênior, entre os atletas convencionais. Neste domingo (12), às 10h30 (de Brasília), ele disputará a semifinal contra José Paulo Netto (Associação Esportiva Lassalista-AM). Caso avance à final, poderá repetir um feito alcançado há dois anos.
“Em 2013, conquistei um título inédito no tênis de mesa nacional, que foi um cadeirante ganhar de atletas sem nenhum tipo de deficiência. Espero conquistar novamente essa medalha”, afirmou.
Mais campeões
Fábio dos Santos (Adefa Amazonas-AM) levou o título da Classe 5 após vencer na decisão Alexandre Kavazoi (AOVC/Kenzen/Itu/Juventus-SP) por 3 sets a 1, parciais de 11/9, 9/11, 12/10 e 11/7. James Soares (Adefa Amazonas-AM) e Chiang Ya Ming (Centro Social Chinês de SP/Superar/Indaiatuba-SP) ficaram com o bronze.
Na Classe 9, Guilherme Ifanger (Centro Social Chinês de SP/Superar/Indaiatuba-SP) venceu Francisco Melo (Associação Cearense de Tênis de Mesa-CE) por 3 a 0 (13/11, 11/2 e 12/10) e conquistou o ouro. Erick Higa (AOVC/Kenzen/Itu/Juventus-SP) e Mario Ribeiro (ADM/Petrópolis-RJ) terminaram na terceira posição.
Alexandre Alfon (APCEF Manaus-AM) foi o campeão da Classe 10 ao derrotar Basilio Oliveira (ADFEGO Goiás-GO) em sets diretos (11/3, 12/10 e 11/7) na decisão. O bronze foi para Luiz Choque (APCEF Manaus-AM) e Willian Almeida (Centro Social Chinês de SP/Superar/Indaiatuba-SP).
Copa Brasil Manaus
A etapa de Manaus da Copa Brasil começou nesta quinta-feira (9) e irá até domingo (12), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com a presença de mais de 200 atletas olímpicos e paralímpicos. A entrada é franca.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br