Notícia

Copa Brasil: Dois anos após trocar engenharia pelo tênis de mesa, Afonso Júnior vai a semi inédita

Por CBTM

11/04/2015 20h20


Rondoniense estreia no Absoluto A derrubando favoritos em Manaus e mira seletiva olímpica

Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Manaus (AM) – 11/4/2015

Afonso Júnior viu mais uma vez neste sábado (11) que tomou uma decisão acertada quando, há dois anos, decidiu largar uma promissora carreira como engenheiro civil para investir na sua verdadeira paixão: o tênis de mesa. Disputando pela primeira vez a categoria Absoluto A, o rondoniense superou outro favorito para chegar às semifinais da segunda etapa da Copa Brasil 2015, que está sendo disputada em Manaus (AM).

“Vim como uma zebra. É a primeira vez que participo do Absoluto A. No ano passado, joguei só Absoluto C”, afirmou.

Último colocado entre os 11 atletas que disputam a categoria, Afonso (Ypiranga Esporte Clube-RO) passou pelas quartas ao vencer Bruno Vital (ADM/Petrópolis-SP), de virada, por 3 sets a 2, parciais de 8/11, 14/12, 11/8, 9/11 e 15/13. Há dois anos, no entanto, esta vitória pareceria inalcançável.

Engenheiro Civil de uma grande multinacional, Afonso tinha boas perspectivas profissionais e uma estável condição financeira. Mas não estava feliz.

“Minha vida estava totalmente conturbada. Vi que não era aquilo que queria fazer. Voltei para o tênis de mesa, pesando quase 100kg, e, aos poucos, fui percebendo que dava. Vi que, me esforçando, seria possível chegar entre os melhores”, contou.

O rondoniense, que havia defendido a seleção infantil em 2002, largou o emprego, retomou os treinamentos após seis anos e iniciou a faculdade de Educação Física. Hoje, dá aulas de tênis de mesa e acumula a função de presidente da federação local. Aos poucos, Afonso foi voltando às competições nacionais.

Uma experiência no início deste ano permitiu ao atleta dar um salto de qualidade. Convidado por Marcos Yamada, Afonso passou por um intercâmbio de 60 dias na Ásia. Nos 20 primeiros, esteve no Japão, entre atividades no centro de treinamento da Butterfly e em universidades que disputam a liga local. Depois, seguiu para a China, onde viveu a rotina do Shandong Luneng, um dos principais clubes do país.

“Treinei em regime fechado, três períodos. A diferença é a seriedade e a disciplina que o chinês tem, a forma como trata o esporte. Se você não quiser fazer aquilo, vai embora e ninguém liga. Se ficar, tem de fazer tudo o que eles mandam. A seriedade como levam o esporte é uma filosofia de vida, e estou trazendo isso para mim”, explicou.

Afonso enxerga de forma clara o impacto que o intercâmbio teve no seu jogo.

“Há um ano, aqui em Manaus, eu perdi o Absoluto C. Hoje, estou na semifinal do Absoluto A. Treinei o ano todo aqui no Brasil e, quando fui para a China, emagreci 9kg. Estou muito mais rápido e técnico, a evolução é drástica”, avaliou.

Não bastasse o crescimento técnico, o rondoniense também tem feito o dever de casa. Mesmo na China, não deixou de estudar os possíveis adversários da Copa Brasil.

“Estudei todos os jogadores. Sou fã do Bruno, do Israel (Barreto), do Mario (Costa)... São os caras que eu assistia quando era mais novo. Ganhar deles é uma sensação, uma adrenalina única”, disse Afonso, que tem uma meta traçada para seu retorno ao tênis de mesa.

“Quero chegar a uma seletiva olímpica da seleção brasileira. Não vou dizer vencer uma seletiva. Mas quero chegar e estar entre os melhores do Brasil”, projetou.

Copa Brasil Manaus

A etapa de Manaus da Copa Brasil começou nesta quinta-feira (9) e irá até domingo (12), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com a presença de mais de 200 atletas olímpicos e paralímpicos. A entrada é franca.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?