Bola nova gera expectativa nos brasileiros para o Aberto da República Tcheca
Por CBTM
Atleta da seleção brasileira, Cazuo Matsumoto, acredita em equilíbrio na competição
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25/08/2014
O Aberto da República Tcheca, que será realizado na cidade de Olomouc, entre os dias 27 e 31 de agosto, contará com uma novidade que acompanhará os mesatenistas nos próximos anos: as novas bolas de PVC, instituídas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). A expectativa para o primeiro torneio com o novo material é grande.
“Será a primeira competição com a bola nova e muita gente não teve tempo para treinar com elas. Isso deixa a disputa mais aberta e tudo pode acontecer”, disse o atleta da seleção brasileira, Cazuo Matsumoto, ressaltando a importância do evento na preparação dos atletas para a nova temporada.
“Usando a nova bola pela primeira vez, vou poder avaliar se preciso mudar alguma coisa na parte técnica. E começar bem a temporada é sempre bom para elevar a confiança para a sequência do trabalho”, completou.
Com diversos jogadores do top 100 do ranking mundial, incluindo os brasileiros Cazuo (68º) e Gustavo Tsuboi (35º), as disputas em Olomouc prometem ser acirradas.
“Quase todos os participantes estão muito bem treinados e jogando em ligas na Europa. Não tenho como apontar os principais adversários e isso vai depender do sorteio da chave”, analisou Cazuo, ressaltando a importância do training campo da seleção brasileira, realizado no início do mês, em São Caetano do Sul (SP).
“Os treinos foram muito bons. Em julho, treinamos bastante a base com o Jean-René (técnico francês da seleção brasileira masculina), para aguentarmos a temporada. Depois, com a presença do Peter Karlsson (campeão mundial de duplas em 1991) e dos sparings internacionais, começamos a treinar com a bola nova. Foi uma semana muito positiva”, finalizou.
Brasil terá oito atletas na República Tcheca
A delegação brasileira contará com oito mesatenistas. O time masculino tem Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Eric Jouti e Vitor Ishiy. As meninas são Caroline Kumahara, Jessica Yamada e Bruna Alexandre.
Além do torneio individual, os brasileiros participarão da disputa de duplas. Entre os homens, Tsuboi e Cazuo formam um time, e Eric e Vitor, o outro. Já as meninas terão um dueto composto por Jessica e Caroline, enquanto Bruna Alexandre jogará ao lado da italiana Chiara Colantoni.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br