Etapa de Piracicaba da Copa Brasil começa nesta quinta, com atletas da seleção
Por CBTM
Atletas que representam o Brasil vestem a camisa de seus clubes e buscam medalhas em Piracicaba
Pedro Andrade, de Piracicaba (SP) - 13/08/2014
A Copa Brasil de Tênis de Mesa, etapa Sul-Sudeste III, terá seu início nesta quinta-feira (14/8), no Clube de Campo de Piracicaba (SP). A competição, que se encerrará no domingo (17/8), contará com mais de 700 atletas de todas as regiões do país, divididos em 22 categorias olímpicas e 19 paralímpicas.
O evento terá transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
Como acontece em todas as etapas, o primeiro dia é dedicado às disputas do Rating, onde o critério para chaveamento é técnico, não importando a idade do atleta. Entre as meninas, a competição promete ser acirrada, com diversas atletas das seleções brasileiras adultas e de base.
"Estamos todas treinando forte, pois consideramos todos os torneios importantes. O objetivo é colocar em prática o que estamos trabalhando nos treinamentos, e assim conseguir os resultados", disse Lin Gui, atleta da seleção adulta campeã da segunda divisão do Mundial por Equipes, em maio, no Japão.
As chances de acontecerem confrontos entre as mesatenistas adultas e das categorias de base da seleção são grandes. Para Ligia Silva, que também integra o time principal, essa troca de experiência é fundamental para que as meninas da base desenvolvam seu jogo e que o tênis de mesa siga no caminho do alto nível no Brasil.
"Penso muito no futuro da modalidade. Estivemos em São Caetano para o Training Camp da seleção e muitas meninas da base estavam lá. Procuramos sempre conversar com elas e passar nossa experiência. Elas passam por um amadurecimento precoce, e temos de ajudá-las", analisou Ligia.
Disputas do ranking acontecem entre sexta e domingo; paralímpico, no sábado
Após a definição dos campeões do Rating, a Copa Brasil se volta para a competição do Ranking, onde os atletas jogam dentro de suas categorias, definidas por idade. As categorias vão desde o pré-mirim até as de veteranos.
Os atletas paralímpicos disputarão todas as suas partidas no sábado. São 19 classes diferentes, sendo 11 masculinas e oito femininas.
Coletiva de Imprensa acontece nesta quinta-feira (14/8)
Nesta quinta-feira, às 11h, haverá uma entrevista coletiva com a presença do Presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, do Presidente do Clube de Campo de Piracicaba, Paulo Henrique Tayar, do técnico da seleção brasileira feminina, Hugo Hoyama, da atleta da seleção brasileira, Lin Gui, e do atleta da seleção paralímpica, Paulo Salmin.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte?
Siga a CBTM nas redes sociais:
Pedro Andrade / Daniel Leal / Gabriel Cassar
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
t. +55 21 2494-9478??