Por CBTM
A história se repete e dificilmente o prêmio de cem mil dólares oferecido ao vencedor do ITTF World Tour Grand Finals, não será conquistado por um chinês. Os cinco que estão participando do torneio mais lucrativo do Tênis de Mesa mundial, promovido anualmente com os melhores da temporada pela Federação Internacional, estrearam com vitórias e já estão nas quartas de final.
Esse ano o evento acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e teve a participação do brasileiro Cazuo Matsumoto, que garantiu a vaga por ter sido campeão da etapa do Circuito Mundial da Espanha e ter atendido os critérios estabelecidos pelos organizadores. Cazuo perdeu para o francês Salifou Abdel-Kader, por 4 a 0, com parciais de 11-5, 11-7, 11-3, 11-5.
Ma Long, Xu Xin, Zhang Jike, Wang Hao e Fan Zhendong, em ordem os cinco primeiros colocados do Ranking Mundial, não tiveram muito trabalho e conseguiram vitórias consideradas tranquilas pelos especialistas. A principal surpresa foi a derrota do alemão Dimitrij Ovtcharov para o coreano Kim Minseok, em um duelo emocionante que terminou 4 a 3, com 11 a 9 no último set.
A próxima fase do Torneio Individual será no sábado. Também estão sendo disputados eventos de duplas e sub-21. Dois jogos prometem ser eletrizantes: Ma Long contra Zhang Jike e Wang Hao contra Fan Zhendong. O primeiro é uma reedição da final da competição de 2011, vencida por Ma Long, enquanto o segundo é um duelo de gerações, com o atual nº 1 do Ranking Sub-21 encarando a “lenda” Wang Hao.
Nas outras duas partidas, Xu Xin enfrenta o francês Salifou Abdel-Kader e o japonês Shiono Masato tem pela frente o coreano Kim Minseok. Acompanhe as partidas ao vivo na página inicial do site da CBTM. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.