Notícia

Tênis de Mesa do Amapá será objeto de estudo de acadêmicos da Unifap

Por CBTM

14/11/2013 20h04


O Tênis de Mesa é definitivamente o esporte da vez no Estado, não somente pelos bons resultados dos atletas em competições nacionais, como também, pela projeção da modalidade nos últimos anos. Na última terça-feira,12, a prática ganhou mais uma função: objeto de estudo científico de acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A escolha do esporte no campo das ciências se deu através de um termo de cooperação, entre a instituição e a Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FATM). De acordo com o documento, os alunos dos cursos de Medicina, Biologia, Farmácia e Educação Física farão pesquisas de campo sobre a prática no estado e a preparação física dos atletas, levando em consideração o clima da região e o perfil de cada mesatenista. No fim do projeto, será divulgado o resultado final das pesquisas

Segundo o presidente da FATM, Alan Cardoso, o resultado do experimento servirá para identificar as potencialidades dos atletas e os pontos que precisam ser melhorados para garantir um maior rendimento dos competidores.

--- Essa parceria será benéfica para o tênis de mesa no estado, pois estamos nos estruturando de forma organizada. Estamos trazendo dirigentes estrangeiros para aperfeiçoarmos o desempenho dos nossos competidores e os alunos da Unifap terão a oportunidade de desenvolver parte do que é aprendido na academia --- declarou.

Para o reitor da universidade, José Carlos Tavares, a iniciativa poderá contribuir para a integração da academia com os demais esportes praticados no Amapá.

--- A Unifap também apoia a iniciativa das federações. Temos uma gama de cursos dos quais a prática desportiva é um importante objeto de estudo para projetos de pesquisa, artigos e monografias. Portanto, tanto acadêmicos quanto atletas ganham com essa parceria --- disse.

Centro de Treinamento
Um edital será lançado até o fim do ano pela instituição, que promove um concurso para estudantes de arquitetura e urbanismo. O objetivo é criar um projeto de construção para o centro de treinamento de Tênis de Mesa, que será construído a partir de 2014.

Dentro do projeto, os acadêmicos terão que apresentar a planta do prédio e toda a sua estrutura deverá ser ecologicamente correta e que esteja de acordo com as condições climáticas da região.

Os projetos deverão ser avaliados por uma comissão julgadora e a proposta de construção vencedora poderá ser executada pela empresa responsável pela obra.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federa l– Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?