Por CBTM
Nessa quarta-feira começam as disputas do Aberto da Alemanha, uma das mais badaladas e concorridas etapas da temporada promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa na cidade de Berlin.
O Brasil está sendo representado por oito atletas no evento. Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro, Hugo Calderano, Eric Jouti e Vitor Ishiy no masculino e Caroline Kumahara, Jessica Yamada e Kátia Kawai no feminino.
No masculino, pela fase de grupos, Gustavo Tsuboi estreou com vitória sobre Lai Yi-Yao, da China Taipei, por 4 a 0, com parciais de 11-06, 12-10, 11-06 e 11-08. Nesta quinta Gustavo enfrenta o austríaco Dominik Habesohn por uma vaga na próxima fase. Thiago Monteiro foi beneficiado com um W.O, aplicado pelo iraniano Soroosh Amiri Nia.
Hugo Calderano também começou vencendo na competição. Ele venceu o equatoriano Geovanny Coello, por 4 a 0. Parciais de 11-06, 11-08, 11-08 e 11-06. Calderano acabou perdendo seu segundo confronto, contra o chinês Zhai Chao, por 4 a 1. Amanhã o brasileiro tenta a classificação contra o romeno Ovidiu Ionescu.
Estreia com vitória também no feminino, com a número 1 das Américas, Caroline Kumahara, derrotando a egípcia Farah Abdel-Aziz, por 4 sets a 1. Parciais de 11-02, -07-11, 11-02, 11-06 e 11-09. Nesta quinta Carol entra em cena novamente contra a coreana Seonghye Park. Jessica Yamada e Kátia Kawai perderam suas partidas.
No sub-21 Kátia Kawai, Caroline Kumahara e Eric Jouti venceram seus jogos. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federa l– Ministério do Esporte.