Por CBTM
Os brasileiros encerraram a participação do Torneio de Equipes da Copa Tango, tradicional etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa em Buenos Aires, na Argentina, com mais dez medalhas, uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
O título foi conquistado na Classe 8 masculina pelos atletas Luiz Manara e Francisco Wellington Melo, que superaram os donos da casa, Fabian Selvaggi e Pablo Kroztch, na semifinal, e depois venceram a experiente equipe do Canadá, formada por Masoud Mojtahed e Ian Kent, atual campeão Parapanamericano.
--- Depois de três dias de disputas na XI Copa Tango, vou embora muito feliz com meus resultados. No individual, conquistei a medalha de bronze, após perder para o atual campeão europeu Victor Didukh, da Ucrânia --- lembrou o Luiz Manara.
-- No Torneio de Equipes conquistamos o título derrotando o Canadá na final, por 3 jogos a 0, com direito a vitória sobre o já inúmeras vezes campeão Parapanamericano da minha categoria, Ian Kent, por 3 sets a 2 --- completou Manara, aproveitando para fazer um agradecimento especial ao Clube Mogiano, Yasaka Brasil e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
No feminino as disputas acontecem em grupo único. Na Classe 2-5, o Brasil A contou com Maria Luiza Passos, Sônia Oliveira, Carla Azevedo e Rosângela Dalcin e conseguiu duas vitórias, mas perdeu para o combinado formado pela sueca Anna-carin Ahlquist e a francesa Marie-christine Fillou e ficou com a prata. O Brasil B, de Luana Silva, Soraia Alvarenga, Renata Benevides e Auzeni da Silva levou o bronze.
O sistema se repetetiu na Classe 7-10 e Carolina Maldonado, Simone Cordeiro Vieira e Antonilza Ricken terminaram com o bronze e o ouro ficou com a equipe formada pela dinamarquesa Sophie Walloe e a canadense Stephanie Chan, que venceu as três partidas perdendo apenas um set.
No masculino, na Classe 1-3, duas equipes brasileiras se enfrentam na semifinal e o Brasil A, com Welder Knaf, Carlos Henrique Bueno e Hemerson Kovalski superou o Brasil B, de Jean Padilha, Alexandre Menezes, Lacordaire Segundo e Conrado Contessi, que levou o bronze. Na final, a Argentina venceu por 3 a 2.
Na Classe 4-5, Eziquiel Babes, Ecildo Oliveira, Alexandre Ank e Ivanildo Freitas superaram na semifinal o combinado formado pelo equatoriano Carlos Manuel Camacho e o costa-riquenho Geovanni Rodriguez, mas depois perderam na decisão para a Argentina.
Na Classe 6-7, Carlo Di Franco Michell, Luiz Henrique Medina e Lincoln Lacerda levaram o bronze depois de perderam para a equipe representada por atletas da Colômbia e Costa Rica.
Na Classe 9-10 outra dobradinha brasileira na semifinal, com Alexandre Caldeira, Guilherme Ifanger, Basilio Oliveira e Alexandre Alfon superando Willian Almeida, Mario Ribeiro, Flávio Conceição e Reginaldo Caldeira. Na final, o Brasil A acabou perdendo o time formado pelo ucraniano Viktor Didukh e o espanhol Juan Bautista Perez Gonzalez.
COPA TANGO - Resultados finais do Torneio de Equipes
COPA TANGO - Resultados finais do Torneio Individual
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.