Por CBTM
Os brasileiros começaram bem a fase de grupos do Torneio de Equipes da Copa Tango, uma das mais tradicionais competições do Circuito Mundial Paralímpico, que acontece em Buenos Aires, na Argentina. No masculino, o país possui representantes em todas as categorias.
No feminino as disputas acontecem em grupo único. Na Classe 2-5, o time formado por Maria Luiza Passos, Sônia Oliveira, Carla Azevedo e Rosângela Dalcin conseguiu duas vitórias sobre o Brasil B, de Soraia Alvarenga, Renata Benevides e Auzeni da Silva, e o Brasil C, Laide Dantas, Catia Oliveira e a chilena Valentina Galdamez.
O Brasil A decidirá o título contra o combinado formado pela sueca Anna-carin Ahlquist e a francesa Marie-christine Fillou, O sistema se repete na Classe 7-10 e o Brasil A, formado por Carolina Maldonado, Simone Cordeiro Vieira e Antonilza Ricken obteve uma vitória e uma derrota e está empatada com a Argentina.
No masculino, na Classe 1-3, duas equipes brasileiras se enfrentarão na semifinal. O Brasil A formado por Welder Knaf, Carlos Henrique Bueno e Hemerson Kovalski terminou em primeiro lugar no grupo e terá pela frente o Brasil B, de Jean Padilha, Alexandre Menezes, Lacordaire Segundo e Conrado Contessi. O outro finalista sairá do duelo entre a Argentina e o Chile.
Na Classe 4-5, Eziquiel Babes, Ecildo Oliveira, Alexandre Ank e Ivanildo Freitas também estão na semifinal e terão pela frente o combinado formado pelo equatoriano Carlos Manuel Camacho e o costa-riquenho Geovanni Rodriguez. Na outra partida se enfrentam duas equipes da Argentina.
Na Classe 6-7, o Brasil A está na semifinal. Carlo Di Franco Michell, Luiz Henrique Medina e Lincoln Lacerda tentarão se classificar para a decisão contra um combinado formado por atletas da Colômbia e Costa Rica. O outro finalista sairá do confronto entre Argentina e Chile.
A história se repete na Classe 8, com Francisco Wellington de Melo e Luis Filipe Guarnieri Manara enfrentando os argentinos Fabian Selvaggi e Pablo Kroztch por uma vaga na final.
Na Classe 9-10 outra dobradinha brasileira na semifinal, com Alexandre Caldeira, Guilherme Ifanger, Basilio Oliveira e Alexandre Alfon jogando contra Willian Almeida, Mario Ribeiro, Flávio Conceição e Reginaldo Caldeira.
COPA TANGO - Resultado parcial do Torneio de Equipes
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.