Por CBTM
Menos de uma semana depois de conquistar o título da Classe 6 no Campeonato Brasileiro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, Carlo Di Franco Michell garantiu a medalha de ouro na Copa Tango, uma das mais tradicionais competições Paralímpicas das Américas, que acontece em Buenos Aires, na Argentina.
Na decisão, Carluxo conseguiu uma vitória sensacional sobre o francês Thomas Fernandez, oitavo colocado do Ranking Mundial, por 3 a 1. Mesmo tendo muita experiência, o resultado levou o atleta às lágrimas. Na terceira posição terminaram o argentino Tomas de Vito e o costa-riquenho Domingo Arguello.
--- Consegui venceu o oitavo do mundo. O campeão voltou! --- vibrou Carluxo, que por causa de várias lesões não disputava uma competição internacional desde os Jogos Paralímpicos de Londres, o que o fez sair do Ranking, pois o atleta que fica fora do circuito por um ano acaba tendo o seu nome retirado da lista.
No ano passado, depois de anunciar que precisava se submeter a algumas cirurgias e que não ficaria em Piracicaba treinando com a Seleção, muitos duvidaram que Carluxo continuaria jogando em alto nível, mas o atual campeão Parapanamericano mostrou mais uma vez que ainda tem condições de ir longe.
--- Ainda tenho o objetivo de jogar no Rio em 2016. Vou correr por fora, igual a todo mundo, e tentar ganhar o Pan de 2015 para conquistar a vaga --- afirmou Carluxo, um dos mais vitoriosos atletas do Tênis de Mesa Paralímpico brasileiro de todos os tempos, que atualmente defende o Jacareí.
No evento masculino da Copa Tanto, o Brasil ficou ainda com mais uma medalha de ouro, cinco de prata e outras cinco de bronze. Na Classe 2, Hemerson Kovalski terminou em segundo lugar e o bronze ficou com Conrado Contessi.
Na Classe 3, Welder Knaf perdeu na final para o francês Florian Merrien. Na Classe 4, domínio total dos brasileiro, que levaram o ouro com Ivanildo Pessoa Freitas, a prata com Eziquiel Babes e o bronze com Ecildo Oliveira e Alexandre Ank.
Na Classe 8, prata para Francisco Wellington Melo e bronze para Luis Manara e Nilson Oliveira, que venceu Ian Kent (Campeão Parapanemericano da Classe 8 em 2011. Na Classe 10, Alexandre Alfon terminou em segundo e Alexandre Caldera em terceiro.
No feminino, Maria Luiza Passos conquistou o ouro na Classe 5 superando sua companheira de equipe Sônia Oliveira, com Renata Benevides e Soraia Alvaranga completando o pódio totalmente brasileiro.
Nas Classes 2-3, Thais Fraga levou a prata. Nas Classes 7-8 Elem Silva e Simone Cordeiro ficaram com o bronze e nas Classes 9-10 Caroline Maldonado terminou em segundo lugar e Antonilza Ricken em terceiro.
Copa Tango 2013 - Medalhistas - Torneio Individual masculino
Copa Tango 2013 - Medalhistas - Torneio Individual feminino
Copa Tango 2013 - Resultados completos - Individual masculino e feminino
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.