Por CBTM
Na tarde da última quinta-feira, 07, um dia antes da realização das primeiras partidas no Tênis de Mesa dentro dos Jogos Escolares, foi realizado o Congresso Técnico da modalidade. O objetivo da reunião – sempre realizada antes do primeiro dia de jogos - é esclarecer possíveis dúvidas sobre regulamento, pontuação e parte técnica.
O congresso foi conduzido com muito esmero na capital paraense por Adalberto Ferraz Lima (esquerda), Coordenador Geral do Tênis de Mesa nos Jogos Escolares 2013, de 15 a 17 anos, etapa de Belém.
Lá foram apresentados também o Coordenador Local, Sérgio de Almeida (acima de camisa laranja); o Coordenador de Arbitragem, Marco Mancini; o Coordenador representante do COB, Antonio Carrijo e o palestrante Fernando Mualen Coelho.
Na parte final do Congresso, realizado no lindo e moderno ‘Centro de Convenções da Amazônia – Hangar’, Fernando Mualen (direita) palestrou sobre o controle de raquetes, o anti doping do Tênis de Mesa. Fernando explicou com maestria o funcionamento da máquina (Mini Rae) que mede os gases tóxicos presentes nas colas da borracha e anunciou a intenção de usar a máquina nas próximas etapas dos Jogos Escolares.
Outra novidade foi o anúncio de Marco Mancini (abaixo) como Arbitro Geral do Tênis de Mesa nos Jogos. Ele que possui larga experiência como árbitro da CBTM, faz é sua primeira aparição como Árbitro Geral.
--- Os anos de atuação como árbitro da Confederação Brasileira me dão respaldo para esse novo desafio. Tive uma excelente professora, minha amiga Mariclea Gomes – Árbitra Geral dos eventos CBTM – que me ensinou bastante nessa nova área --- brinco Mancini.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.