Por CBTM
Lígia Silva (Tênis de Mesa) Sarah Menezes (judô), Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro (atletismo). Estes são apenas alguns dos 12 ídolos do esporte nacional que estarão em Belém (PA) para atuar como Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, transmitindo suas experiências aos cerca de 4 mil jovens atletas, de 15 a 17 anos, participantes do evento.
Entre os dias 7 e 16 de novembro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará à capital paraense um time de estrelas do esporte olímpico nacional, que participará de uma série de atividades e dividirá com os atletas da nova geração os valores positivos do esporte.
--- O Comitê Olímpico Brasileiro escalou um time do que tem de melhor no esporte nacional. Todos os atletas que vão disputar os Jogos Escolares da Juventude têm o desejo de participar de uma edição dos Jogos Olímpicos e Pan-americanos. Os embaixadores que estarão em Belém representam a concretização de um sonho. Muitos deles começaram na escola e, através do esporte, conseguiram se tornar melhores pessoas --- disse Edgar Hubner, gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB.
--- A dedicação ao esporte, que por muitas vezes fez com que os embaixadores abrissem mão de outros interesses para treinar e competir, e a importância de se participar das competições sempre de maneira limpa, são alguns dos conceitos passados por atletas em suas visitas aos Jogos Escolares da Juventude --- completou Edgar.
Além de Lígia, Sarah, Daiane e Vanderlei, também estarão em Belém os seguintes embaixadores: Agberto Guimarães (atletismo), Adriana Moisés Pinto – Adrianinha (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Paulo Sérgio Lira Góes – Fininho (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (luta olímpica), Anderson Rodrigues (vôlei) e Pedro Cunha (vôlei de praia). O objetivo desses ídolos é contribuir para a formação dos alunos-atletas dentro e fora da competição.
Experiências - No Programa Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, ícones do esporte nacional, incluindo campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos, vão ao encontro dos participantes da competição estudantil para compartilhar suas experiências e disseminar o espírito olímpico.
Em Belém, os atletas farão uma série de atividades com os participantes do evento, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação e atividades culturais. O grupo de embaixadores também visitará instituições de ensino públicas e particulares, proporcionando aos alunos da cidade-sede da competição momentos de aprendizado e incentivo, para que participem das atividades esportivas.
Os embaixadores também despertam o interesse pela prática esportiva e divulgam os valores do esporte para os estudantes das cidades, que são sedes das etapas nacionais, e não apenas para os participantes das competições.
Serão cerca de 06 mil pessoas envolvidas no maior evento escolar esportivo do país. Além dos embaixadores, os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 contarão com as presenças de 20 observadores internacionais e 220 voluntários, além de todo o Comitê Organizador. Quase 4 mil atletas, de 1.251 escolas, participarão de disputas em 13 modalidades esportivas (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez) em 20 locais de competição espalhados pela capital paraense.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.