Por CBTM
Atleta da equipe Acel/Atemel/FEL, Laís Toma encerrou a temporada 2013 do Tênis de Mesa nacional na primeira colocação do ranking juvenil.
Ela ratificou o posto de melhor atleta do país em sua categoria ao final da disputa do 44º Campeonato Brasileiro, em Bento Gonçalves (RS), na última semana.
Na disputa individual, Laís Toma não passou das oitavas de finais. Porém, na competição de duplas, a londrinense esteve em três finais, ao lado da companheira de clube, Hanna Ueda.
Elas foram campeãs na disputa geral da categoria juvenil, e vices nas competições de clubes pela Acel e seleções, representando o Paraná.
Laís Toma confessa que não esperava terminar o ano na primeira colocação do ranking nacional.
-- É importante terminar em primeiro, mas foi uma surpresa para mim -- reconhece a mesatenista, que conquistou três títulos na Copa Brasil em 2013 – foi campeã nas etapas de Maceió, Brasília e Maringá.
Técnico da equipe Acel/Atemel/FEL, Willian Kumagai ficou muito satisfeito com o desempenho das pupilas no Campeonato Brasileiro.
--- Elas foram muito bem, conseguiram jogar em igualdade de condições com as principais atletas do País --- ressalta.
--- Na final interclubes, elas foram derrotadas por São Caetano do Sul, base da seleção brasileira --- completa.
Segundo ele, as mesatenistas já retomaram os treinamentos visando a seletiva para formação da seleção brasileira, que acontecerá de 9 a 16 de dezembro, em São Caetano do Sul (SP).
--- A Laís, por ser a primeira do ranking, tem grandes chances de fazer parte da seleção brasileira, mas tudo vai depender do rendimento dela na seletiva --- observa Kumagai.
O técnico da equipe londrinense também esteve em ação no Campeonato Brasileiro. Defendendo o Palmeiras/São Bernardo-SP, que conta ainda com o atleta olímpico e atual técnico da seleção brasileira feminina, Hugo Hoyama, Kumagai subiu ao pódio após a conquista da terceira colocação na categoria Absoluto A.
Na semifinal, o Palmeiras foi superado pelo Concórdia-SC, time que posteriormente seria campeão e que conta em seu elenco com o londrinense Danilo Toma, irmão de Laís. Em fase ascendente na carreira, Danilo terminou a temporada na primeira colocação individual da categoria Absoluto A, empatado com o atleta Humberto Manhani Junior, de Santos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Com informações da Folha Web