Por CBTM
Definidos os quatro semifinalistas da II Copa Latina de Tênis de Mesa 2013, que tem como sede a cidade de Bento Gonçalves-RS. Mais uma vez o Brasil mostrou porque é a principal potência da América Latina, ao colocar quatro nomes nesta fase, são eles: Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Vitor Ishiy.
Os confrontos também já estão confirmados, onde teremos Cazuo Matsumoto enfrentando Vitor Ishiy em uma chave, e Gustavo Tsuboi medindo forças com Hugo Caderano. Os jovens talentos Ishiy e Calderano promentem dar trabalho aos já consagrados Matsumoto e Tsuboi.
Para alcançar a condição de semifinalista o número 1 das Américas, Cazuo Matsumoto, eliminou, pelo placar de 4 sets a 1, o brasileiro Israel Barreto. Já seu próximo adversário, Vitor Ishiy, não tomou conhecimento do argentino Gaston Alto e venceu por 4 a 0.
O caminho de Gustavo Tsuboi a fase semifinal não foi dos mais fáceis. Seu adversário nas quartas de final, o brasileiro Eric Mancini, vendeu caro a derrota, pelo placar de 4 sets a 2. Por sua vez, Hugo Calderano teve ainda mais trabalho para avançar. Ele derrotou o consistente Humberto Manhani por 4 a 3.
A primeira edição da Copa Latina aconteceu em julho desse ano, durante o Circuito Mundial Amazônico, que reuniu também a Copa Brasil Manaus. O evento contou com a participação de dezesseis atletas e Cazuo Matsumoto ficou com o título ao vencer Hugo Calderano na decisão, um duelo que poderá se repetir na Serra Gaúcha.
Neste sábado, 02, às 16h00, acontecem as semifinais e a final, que serão transmitidas ao vivo pelo Canal SporTV. No intervalo entre as disputas será realizado o “Desafio das Estrelas”, entre a atleta da Seleção Olímpica Caroline Kumahara e a da Seleção Paralímpica, Bruna Alexandre, com início às 17h20.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.