Notícia

Para-atleta Rosângela Dalcin é a anfitriã do Campeonato Brasileiro

Por CBTM

31/10/2013 22h16


Exatamente 960 mesa-tenistas estão em Bento Gonçalves para a disputa do Campeonato Brasileiro 2013, que iniciou na última terça-feira, dia 29, e segue até o próximo domingo, dia 3. São atletas e para-atletas de todos os cantos do Brasil recebidos com a costumeira hospitalidade bento-gonçalvense. Nenhum deles, no entanto, se sentirá em casa como Rosângela Dalcin.

Natural de Bento e residente na cidade, a melhor atleta do Brasil na Classe 3 Paralímpica competirá pela segunda vez como “dona da  casa” – a primeira foi em uma etapa do Gaúcho -, com a responsabilidade de fazer bonito para uma torcida que, tudo indica, será recorde.

Aos 49 anos, Rosângela acumula dez títulos do Campeonato Brasileiro e é a atual campeã na sua categoria. Somando esse histórico ao fato de que jogará em casa, poderia ser considerada uma das principais candidatas para subir novamente ao lugar mais alto do pódio, porém, o momento impõe obstáculos adicionais que tornam os objetivos da para-atleta menos ambiciosos.

Ela passou por cirurgia para tratamento de uma Úlcera de Pressão e não compete desde março, além de ter voltado a treinar há apenas trinta dias.

--- Eu gostaria de vencer, mas vou ficar muito feliz se conseguir subir ao pódio. Não posso criar grandes expectativas em virtude desse problema pelo qual passei, ainda estou lenta, o reflexo não é o mesmo, o cansaço vai ser maior. São fatores que irão dificultar bastante --- conta.

Por outro lado, apoio das arquibancadas não faltará. Na condição de anfitriã, a maior das torcidas, naturalmente, será para Rosângela. Amigos, colegas de trabalho e familiares já confirmaram presença. Entretanto, ela ressalta: consequentemente, a responsabilidade também será maior.

--- Acredito que a pressão será maior. Tive muita torcida no Parapan do Rio, mas acho que agora será muito mais. Os familiares, amigos e colegas de trabalho vão estar me assistindo. As pessoas me encontram na rua e dizem que vão torcer por mim, mas nem todas sabem dos problemas que tive. Apesar de todos esses anos de prática, o fator psicológico continua sendo bem complicado para mim, mas espero passar por cima disso --- relata Rosângela, que ainda sonha em encerrar a carreira com a participação nas Paralimpíadas de 2016. De bom humor, no entanto, admite: se vencer o Brasileiro em casa, também poderá aposentar a raquete com a sensação do dever cumprido.

--- Com certeza ficaria muito satisfeita. Estou com 49 anos, acho que independente do que acontecer daqui para frente, já fiz minha parte no esporte --- conclui.

Programe-se

Rosângela começará a competir nesta sexta-feira, dia 1º, com partidas às 8h20, 9h20 e 10h, todos no ginásio do Sesi. Caso alcance a classificação, disputará as finais no sábado pela manhã.

Nesta sexta, o campeonato terá disputas das 8h às 21h. No sábado, os jogos encerram mais cedo, às 19h. Na sequência, acontecerá a cerimônia de premiação dos melhores mesa-tenistas do ano, no Dall'Onder Grande Hotel. O Brasileiro chegará ao fim no domingo, dia 3, com jogos das 8h às 21h. As partidas ocorrem simultaneamente nos ginásios Municipal e do Sesi, com entrada franca.

Outras atrações

Estão em Bento os melhores mesa-tenistas do Brasil, incluindo os três  representantes da equipe masculina do país nos Jogos Olímpicos de Londres: Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Outros destaques são Cazuo Matsumoto, número 1 do país no ranking mundial, e Hugo Calderano, uma das principais revelações da modalidade nos últimos tempos e que vai buscar seu primeiro título brasileiro adulto.

O evento também terá como atração o confronto entre a atleta da seleção brasileira olímpica Caroline Kumahara (atual número 1 das Américas) e a atleta paralímpica Bruna Alexandre (campeã parapanamericana juvenil e terceira do Ranking Mundial da Classe 10). O duelo entre Caroline e Bruna, que teve o braço direito amputado, vai ser no sábado, dia 2, a partir das 16h, com transmissão ao vivo do canal Sportv. Neste mesmo dia, paralelamente ao Brasileiro, será disputada a Copa Latina.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Serra Nossa

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?