Por CBTM
As favoritas ao título do Absoluto A feminino, a categoria mais importante em disputa no Ranking Olímpico do 44º Campeonato Brasileiro, que está sendo realizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, não decepcionaram na estreia.
Todas as atletas que representaram o país nos Jogos de Londres, no ano passado, Caroline Kumahara, Lígia Silva, Lin Gui e Bruna Alexandre, que disputou as Paralimpíadas, não encontraram muita resistência na rodada inicial.
Atual nº 1 do país segundo o Ranking da Federação Internacional, Caroline Kumahara superou Isabela José, por 3 a 0, com parciais de 11-5, 11-9, 11-4. O placar se repetiu na partida de Lígia Silva contra Viviane Nakasato, com parciais de 11-2, 11-7, 11-5.
A chinesa naturalizada brasileira Lin Gui (esquerda) encontrou um pouco mais de resistência, mesmo assim conseguiu uma bela vitória sobre Esther Regina Novalo, por 3 a 1 (11-6, 6-11, 11-9, 11-6).
Bruna Alexandre mostrou mais uma vez que pode competir em igualdade de condições contra qualquer atleta e venceu Priscila Dias, campeã da etapa de Manaus do Circuito Copa Brasil, por 3 a 1, com parciais de 11-8, 5-11, 11-2, 11-3.
Jessica Yamada não teve muito trabalho para superar Natália Barreira, por 3 a 0 (11-6, 11-4, 11-2), assim como a experiente Valesca Maranhão, que passou fácil por Izabela José, pelo mesmo placar (11-7, 11-1, 11-9).
Kátia Kawai (direita) foi surpreendida e começou perdendo o primeiro set para Nathalia Chiacchio Barreira, por 11-5, mas manteve a tranquilidade e conseguiu impor seu ritmo de jogo, fechando os três sets seguintes por 11-9, 11-4, 11-2.
Amanda Marques teve muito mais trabalho para superar Barbara Puccinelli Perrone. A representante de Manaus perdeu o primeiro set por 11-9, virou a partida de forma emocionante, fazendo 13-11 e 11-9.
O nível técnico parecido das atletas tornou o jogo emocionante e Barbara conseguiu empatar fechando em 12-10, mas o dia era mesmo de Amanda, que não se entregou e com personalidade fechou o quinto set em 11-8.
Após o término da segunda rodada, os confrontos das oitavas de final foram definidos. Lin Gui e Carina Murashige entrarão direto nas quartas de final e esperam pelos resultados dos jogos dessa noite para conhecerem suas adversárias.
--- Esse é sem dúvidas o Campeonato Brasileiro mais equilibrado dos últimos anos, tanto no evento feminino como no masculino --- avaliou Lígia Silva, que já está fazendo planos para disputar sua quarta Olimpíada, em 2016, no Rio de Janeiro.
--- No próximo ano vou parar tudo que estou fazendo para me dedicar exclusivamente aos treinos --- antecipou.
A competição continua nessa quinta-feira com o Ranking Olímpico. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
OITAVAS DE FINAL – ABSOLUTO A FEMININO
Thais Figueiredo X Suelle Batista
Caroline Kumahara X Kátia Kawai
Bruna Alexandre X Lia Ohira
Jessica Yamada X Esther Novalo
Amanda Marques x Gerusa Acordi
Lígia Silva X Valesca Maranhão