Notícia

Exemplos de superação, mesatenistas do Amazonas conquistam o bronze

Por CBTM

31/10/2013 17h04


Mais uma vez fica provada a importância do esporte na inclusão social de qualquer indivíduo. Esse é o caso dos mesatenistas do estado do Amazonas, Anderson da Silva Cunha, de 15 anos, e Tayrene Ribeiro de Lima, 14 anos.

Os dois jovens estão na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para disputa do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. Em comum, eles têm uma trajetória complicada até a condição de mesatenistas federados pelo estado do Amazonas.

Morador da capital do estado, Tayrene Ribeiro conheceu o Tênis de Mesa nas ruas de Manaus, depois que um conhecido o levou para conhecer uma “mesa de rua”. A partir desse primeiro contato o jovem aprendeu – com outros meninos mais experientes da “mesa”- a base da modalidade, se destacando entre os outros. Dali em diante o caminho natural foi a federação pelo estado.

A história de Anderson Cunha é um pouco mais delicada. A começar pelo distanciamento de sua cidade natal, Tefé-AM, em comparação à capital Manaus. Assim como o amigo, Anderson conheceu o Tênis de Mesa nas ruas. Sua primeira raquete foi um pedaço de pau improvisado, logo depois substituído por raquete de madeira.

--- A gente jogava Tênis de Mesa na rua mesmo, no asfalto, num sol de rachar a cabeça. Joguei muito tempo descalço, porque quando usava algum tênis ele acabava em uma semana e ficava quase sem sola --- revelou.

Anderson foi se destacando e logo um colega seu mais velho, e com algum conhecimento de Tênis de Mesa, resolveu dar “aulas” através de um DVD com vídeo-aula de Tênis de Mesa. A seguir veio a grande oportunidade e o jovem abraçou com determinação de quem certamente quer vencer. Foram três dias de barco até Manaus e o esforço foi recompensado.

Hoje os dois são companheiros de equipe e gozam de uma estrutura que poucos mesatenistas do país possuem. Atualmente eles estão no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia -que conta com apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) - onde treinam de segunda a sexta.

Os frutos de toda essa dedicação já estão sendo colhidos. Anderson e Tayrene, que representam a APCEF Manaus-AM nesse Campeonato Brasileiro – primeiro dos dois mesatenistas- conquistaram o terceiro lugar na competição de Seleções Estaduais e vão voltar para o Amazonas com a medalha de bronze no peito.

Os jogos estão sendo realizados no Ginásio Municipal de Esportes e no Ginásio do SESI, com entrada gratuita. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Outras notícias e resultados na página oficial do evento:

http://www.cbtm.org.br/2910-a-03-de-novembro-de-2013.aspx

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?