Por CBTM
A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, será a casa do Tênis de Mesa nacional até o próximo domingo. Nesta quinta-feira, 31, será realizada a terceira jornada de jogos válidos pelo 44º Campeonato Brasileiro. Hoje acontece a competição mais importante e cobiçada, o ranking olímpico individual, nos naipes feminino e masculino.
Nomes já consagrados do Tênis de Mesa nacional e outros com um futuro promissor na modalidade estarão em quadra. No absoluto A feminino, quatro atletas que foram aos Jogos de Londres no ano passado vão em busca do título: Caroline Kumahara, Lígia Silva e Lin Gui, integrantes da Seleção Olímpica, e Bruna Alexandre, que disputou as Paralimpíadas na Classe 10.
Atual nº 1 das Américas, segundo o Ranking Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Caroline é a principal favorita, mas terá de superar adversárias experientes e talentosas, que também passam por excelente fase.
Lígia Silva já perdeu a conta de quantas conquistas obteve ao longo da carreira em eventos nacionais e tem ainda na bagagem a disputa de três Olimpíadas. Embora o retrospecto recente contra Caroline não seja positivo, a experiente atleta continua jogando em alto nível e com certeza lutará pelas primeiras posições.
A chinesa naturalizada brasileira Lin Gui também é outra forte candidata ao ouro. No final do ano passado, a atleta foi submetida a uma cirurgia no pé direito que a obrigou a ficar mais de seis meses afastada das mesas, mas já está recuperada.
Jessica Yamada (foto), que atualmente disputa sua segunda temporada na Liga Francesa, defende o título da categoria. A atleta vive uma excelente fase e continua lutando por um espaço na Seleção porque tem como meta disputar os Jogos Olímpicos de 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.