Por CBTM
O 44º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, conta com a presença de quatro atletas paraenses, que viajaram com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para representar o Pará. São eles: Iann Marques Afonso, Sandra Maria Rodrigues Lopes, Lucas Castelo Branco Van Der Kleij, Glauciane Mendes e Victor Lourenço.
Ian joga pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e pratica tênis desde 2010. É atleta federado e já ganhou medalhas representando o Pará em Brasília, Maceió, Manaus, Natal, Maringá (Paraná), Fortaleza e Amapá. A atleta Sandra Lopes foi além e já foi campeã no Chile, Costa Rica e Colômbia. Apesar da pouca idade, apenas 14 anos, Lucas Van Der Kleij já participou de 64 competições entre 2009 e 2012.
Glauciane Mendes, 25 anos, é outra promessa de vitória para o tênis de mesa paraense neste campeonato brasileiro. Ela joga pela categoria “absoluto” representando a Assembléia Paraense. Glauciane também viajou para Bento Gonçalves com o apoio da Seel em passagem, hospedagem e alimentação. Ela foi vice-campeã brasileira e campeã paraense em 2012.
Atleta há nove anos, Glauciane fazia parte do antigo projeto “Papo Cabeça”, hoje chamado Pro Paz, que funciona dentro do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e apresentava diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes.
--- Foi quando conheci o tênis de mesa. Participei de um campeonato aberto em Barcarena e fui campeã. Desde então não parei mais --- conta.
--- Não é apenas um. São cinco atletas que apoiamos com passagem e hospedagem para representar o nosso Estado e mostrar para o país que aqui no Pará temos grandes atletas --- disse o secretário da Seel, Vitor Miranda.
--- A felicidade maior é ver que nossos projetos dão frutos. A Glauciane é o grande exemplo --- completou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.