Por CBTM
A pacata cidade de Bento Gonçalves, que abriga algumas das melhores vinícolas da famosa Serra Gaúcha, sairá da rotina nos próximos dias, com a presença de mais de mil visitantes, entre atletas, técnicos, familiares, dirigentes, convidados e a equipe organizadora do 44º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa.
A maior competição da história da modalidade no país começa nessa terça-feira e vai até o próximo domingo, com a participação de 960 atletas, sendo 796 no Ranking Olímpico e outros 164 nas Classes Paralímpicas, de 152 clubes. Além disso, também está confirmada a realização da II Copa Latina, com a participação de representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
A primeira edição aconteceu em julho desse ano, durante o Circuito Mundial Amazônico, que reuniu também a Copa Brasil Manaus. O evento contou com a participação de dezesseis atletas e Cazuo Matsumoto ficou com o título ao vencer Hugo Calderano na decisão, um duelo que poderá se repetir em Bento Gonçalves.
O atual nº1 das Américas segundo o Ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) tentará o bicampeonato, mas desde a última vez que se enfrentaram, Hugo Calderano conquistou o título do Aberto do Brasil, em Santos, e se tornou o mais jovem campeão de uma etapa do Circuito Mundial.
Além deles, também estão inscritos os brasileiros Bruno Anjos, Danilo Toma, Eric Jouti, Eric Mancini, Gustavo Tsuboi, Humberto Manhani, Israel Barreto, Mário Costa, Rafael Shimizu e Vitor Ishiy, os argentinos Gaston Alto e Rodrigo Gilabert, o paraguaio Axel Gavilan e o uruguaio Damian Moleda Suarez.
O evento acontecerá na sexta-feira, às 19 horas, com as disputas da fase de grupos. No sábado, às 16 horas, acontecem as semifinais e a final, que serão transmitidas ao vivo pelo Canal SporTV, assim como o Desafio das Estrelas, entre a atleta da Seleção Olímpica Caroline Kumahara e a da Seleção Paralímpica, Bruna Alexandre.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.