Por CBTM
O Tênis de Mesa vive uma semana agitada, com a realização de dois importantes eventos: o Campeonato Sul-americano, na Colômbia, e a Copa do Mundo masculina, que está sendo disputada na Bélgica e reúne 24 atletas.
Os seis continentes com países filiados a Federação Internacional (ITTF) estão representados e o brasileiro Thiago Monteiro defendeu a América Latina e conseguiu um excelente resultado na estreia, vencendo o egípcio El- Sayed Lashin, por 4 a 2,com parciais de 11-9, 7-11, 11-9, 8-11, 9-11, 2-11.
--- A Copa do Mundo é um evento muito importante para qualquer jogador e, o mais importante, é saber que estou representando um continente inteiro --- afirmou Thiago Monteiro, após a partida.
Graças a esse e outros resultados, os brasileiros estão ganhando fama e reconhecimento, no masculino e feminino. Caroline Kumahara participou dos Jogos Olímpicos de Londres e esse eno venceu a japonesa que era a nona colocada do Ranking Mundial.
Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi estão entre os cem melhores jogadores do mundo e agora Thiago Monteiro está no mesmo caminho. No entanto, fama do grupo atual também pode ser creditada aos que abriram esse caminho nas décadas de 70 e 80, com Hugo Hoyama escrevendo para sempre seu nome na história da modalidade.
Thiago Monteiro ocupa a 147ª posição no Ranking e na Copa do Mundo superou o egípcio que está na 99ª, 48 posições acima. O brasileiro surpreendeu com um jogo rápido e foi capaz de anular o adversário.
Depois disso, o brasileiro voltou a mesa para enfrentar o coreano Jung Youngsik, mas dessa vez não conseguiu se impor e acabou perdendo pelo mesmo placar, com parciais de 11-9, 11-8, 8-11, 11-3, 9-11, 11-5.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
As quartas de finais já estão definidas:
Xu Xin (CHI) X Yan Na (CHI)
Tang Peng (HKG) X Dimitrij Ovtcharov (GER)
Chuang Chih-Yuan (TPE) X Samsonov Vladimir (BLR)
Freitas Marcos (POR) X Timo Boll (GER)