Por CBTM
Enquanto milhares de brasileiros ocupam as ruas do país em protestos políticos e sociais, mais de 50 mil espanhóis foram às ruas de Madri para apoiar a candidatura da cidade para os Jogos Olímpicos de 2020. Em diversos pontos da capital espanhola, é possível encontrar manifestações de modalidades como futebol, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, basquete e ciclismo.
Atletas amadores participam de uma série de corridas de rua, profissionais fazem exibições de salto com vara, ginastas fazem um balé de acrobacias em pontos turísticos, e representantes do esporte paralímpico disputam jogos em cadeiras de rodas. Uma linda festa do esporte. A população vive a expectativa para a escolha do Comitê Olímpico Internacional (COI), que será divulgada em uma reunião em Buenos Aires, na Argentina, no mês de setembro.
Esta é a terceira vez consecutiva que a cidade se candidata a receber uma edição das Olimpíadas. Os membros do comitê organizador de Madri querem mostrar ao COI que a capital está preparada para sediar a competição e conta com um grande apoio popular. De acordo com a imprensa local, 84% dos espanhóis apoiam a iniciativa.
O processo de eleição da cidade-sede dos Jogos de 2020 ocorre entre 2011 e 2013, segundo o cronograma divulgado pelo COI. O período de inscrições terminou em 1º de setembro de 2011, com seis cidades de dois continentes. Em 14 de fevereiro de 2012, a candidatura de Roma foi reprovada pelo primeiro-ministro italiano Mario Monti.
Ao final do prazo, três cidades europeias (Madri, Istambul e Baku) e duas asiáticas (Tóquio e Doha) oficializaram a sua postulação. No dia 23 de maio do ano passado, o COI anunciou em um encontro em Quebec, no Canadá, que Istambul, Madri e Tóquio seriam as candidatas.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.