Por CBTM
Dois atletas da nova geração do Tênis de Mesa participaram do Desafio Mundial ITTF Hopes, que aconteceu na Academia Schalger Werner, em Schwechat, na Áustria. Rafael Torino e Karin Miho Tsumura tiveram a companhia do técnico Guilherme Simões, que ficou muito satisfeito com os resultados obtidos.
Rafael Torino venceu os três jogos que disputou no primeiro dia e se classificou para a chave principal com duas rodadas de antecedência. Nas oitavas de final, derrotou o israelense Ziv Itsak , por 3 a 1 (9-11, 11-5, 11-3, 12-10) mas depois perdeu para o tailandês Yanapong Panagitgun, também por 3 a 1, (8-11, 11-8, 12-10, 11-5) e foi eliminado. O campeão foi o tailandês Yanapong Panagitgun.
No feminino, Karin Tsumura terminou sua participação na 17° colocação. Nessa competição as atletas foram divididas em grupos de cinco, com as três melhores se classificando para a fase final. Karin teve algumas chances de passar, mas não conseguiu manter o ritmo durante as partidas e acabou na 4° posição do grupo.
Pelo torneio de consolação, Karin venceu seus dois jogos. Primeiro contra a suíça Ursina Stamm, por 3 a 0, e depois contra Malicia Alsri, da Argélia, por 3 a 2. A campeã foi Lee Ka Yee, de Hong Kong, que superou na final a americana Wang Chrystal, por 3 a 0 (11-4, 11-5, 11-7). O bronze ficou com a tailandesa Kola Nanapat e a húngara Marta Nagypal.
A competição reúne 35 meninos e 25 meninas de 35 países. A novidade desse ano é a inclusão do torneio de equipes nos mesmos moldes dos Jogos Olímpicos da Juventude. Rafael e Karin chegaram até as oitavas de final depois de uma derrota para Hong Kong (2 a 1) e uma vitória sobre a Jodânia (3 a 0), mas depois foram eliminados pela Tunísia (2 a 1).
--- Destaco a participação de Rafael pela forma com que atuou em sua primeira competição internacional. Apesar de novo, não sentiu a pressão de jogar fora do país e se mostrou psicologicamente muito bem, até melhor que em muitas competições no Brasil que tive a oportunidade de acompanhar o atleta --- avaliou Guilherme Simões.
--- Independentemente da eliminação nas oitavas de final, acho que Rafael tem muitas chances de ser um dos escolhidos pela ITTF para a equipe Hopes Mundial 2013, pois, nos treinos e jogos que fez, chamou a atenção dos treinadores presentes na equipe --- completou Guilherme.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.