Por CBTM
A cidade de Belém, capital paraense sedia a sexta edição dos Jogos Paralímpicos, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que começou na quarta e segue até o próximo sábado, 15, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).
Participam da competição cerca de 300 alunos da rede pública e privada das cidades paraenses de Abaetetuba, Barcarena, Belém, Castanhal, Igarapé-Miri, Marabá, Moju, Parauapebas, Mosqueiro, Vigia, Santa Bárbara e Ulianópolis.
As modalidades em disputa são Tênis de Mesa, goalball, atletismo, natação, futebol de cinco, futebol de sete, bocha, judô e futsal.
Os Jogos Paralímpicos acontecem no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), na Escola Superior de Educação Física, Estádio Olímpico Mangueirão e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológica do Pará (IFPA).
Os alunos melhores colocados nas modalidades participarão da etapa nacional, as Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo, marcada para o mês de dezembro.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.