Por CBTM
A região Norte do país já revelou inúmeros talentos e a prática do Tênis de Mesa tornou-se tradição. Por isso, nada melhor do que fechar o eixo Centro-Norte-Nordeste do Circuito Copa Brasil na cidade de Manaus.
O Distrito Federal sediou a primeira etapa do ano, depois aconteceram competições em Santos, Maceió e Maringá. O ginásio do Shopping Studio 5, na capital do Amazonas, será palco entre os dias 18 e 21 de julho.
As inscrições foram abertas no último dia 16 de maio e continuam até o próximo dia 27. Mais de 120 atletas Olímpicos e 50 Paralímpicos já confirmaram presença, a maioria deles representando clubes locais.
A Associação Esportiva Lassalista aparece como a principal força, com um total de 28 jogadores e técnicos, com destaque para os experientes Mário Costa e Rafael Silva, com representantes nas categorias mirim, infantil, juvenil, juventude, sênior, absolutos A, B e C, e veterano 40.
A APCEF Manaus é a segunda maior equipe, com 17 integrantes. O comandante do grupo é Israel Barreto (foto), um dos maiores expoentes do Tênis de Mesa manauara, que joga no Absoluto A e também atua como treinador. No feminino, Amanda Marques é uma das favoritas e a primeira atleta inscrita na mesma categoria.
Entre os dias 01 a 04 de setembro de 2011, a cidade de Manaus recebeu uma etapa do Circuito Copa Brasil. Naquela edição, o Troféu Eficiência Olímpico ficou com a IDESCA/Palas ATENA – AM, seguida pela Associação Adalberto Valle – AM, e com a ADEF Amazonas levando o título no Paralímpico.
O Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas, André Galvão, já trabalha há meses em parceria com o Líder de Eventos da CBTM, Edir Oliveira, para alinhar as ações indispensáveis para o sucesso da competição. Enquanto isso, os atletas treinam para repetir a campanha de 2011 e mais uma vez mostrar a força manauara na modalidade.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.