Notícia

Campanha histórica é reflexo do desenvolvimento do Tênis de Mesa brasileiro

Por CBTM

07/05/2013 05h56


Desde a época de Ivan Severo e Dagoberto Midosi, primeiros representantes do país em um Campeonato Sul-Americano, em 1947, o Tênis de Mesa brasileiro mantém uma hegemonia que não é vista em nenhuma outra modalidade.

Em praticamente todas as competições disputadas nas Américas, da categoria mirim a adulta, os atletas do país saem vitoriosos, mas o que aconteceu no Sul-Americano Infantil-Juvenil de Rosário, na Argentina, dificilmente será superado.

No total foram 24 medalhas: 13 de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Com exceção do Torneio Juvenil feminino, o Brasil comemorou o título em todos os outros eventos, no individual, duplas e equipes, masculino e feminino, nas duas categorias.

--- O Brasil levou 13 dos 14 ouros possíveis! Foi um campeonato perfeito que vai ficar para a história, com um recorde de medalhas difícil de ser superado --- destacou o técnico Guilherme Simões, que dividiu os trabalhos com Reinaldo Hídeo Yamamoto.

A temporada 2013 ainda não chegou na metade e as conquistas já foram muitas. Cazuo Matsumoto foi o primeiro sul-americano a conquistar uma etapa do circuito mundial promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) na Europa, o Aberto da Espanha.

Depois, na Copa do Mundo de Seleções realizada na China, derrotou o japonês Jun Mizutani e pela primeira vez entrou para o Top 50 do Ranking Mundial. No mesmo evento Caroline Kumahara venceu a também japonesa Kasumi Ishikawa e subiu 24 posições.

No final de abril, Thiago Monteiro conquistou pela segunda vez o título da Copa ITTF Latino-Americana, que aconteceu em Santo Domingo, superado da decisão um atleta que sempre deu trabalho aos brasileiros, o chinês naturalizado dominicano Lin Ju.

É importante destacar que o país não ficou parado no tempo e vem se desenvolvendo graças ao trabalho realizado por várias gerações. Se agora o Brasil é respeitado e está entre os melhores do mundo se deve ao fato de ter deixado para trás o amadorismo com que o esporte era administrado.

Uma das provas disso é a preparação de alto nível que a Seleção adulta está fazendo em São Caetano do Sul para a disputa do Campeonato Mundial da França, que acontecerá entre os dias 20 e 26 desse mês.

A CBTM contratou o especialista sueco Peter Karlsson, um dos maiores jogadores da história da modalidade, que entre outras conquistas importantes foi campeão europeu individual em 1994, e campeão mundial no torneio de duplas em 1991, e chegou a ocupar o quarto lugar no Ranking Mundial.

Além dele, participam das atividades o francês Jean-René Mounie e o agora técnico Hugo Hoyama, todos supervisionados pelo Coordenador Lincon Yasuda. Uma equipe de profissionais do mais alto gabarito, a altura da seriedade com que o Tênis de Mesa é tratado no país, que é modelo e exemplo para os demais da América-Latina.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?